A pastagem é a base da produção de carne e, se bem manejada, pode tornar a atividade mais rentável. A pastagem é a base da produção de carne e, se bem manejada, pode tornar a atividade mais rentável. Para a engorda e terminação em pasto, o bom manejo das pastagens é fator determinante para o êxito da atividade.
As gramíneas forrageiras podem ajudar no processo de estabilização dos agregados do solo, além de conservar ou aumentar o teor de matéria orgânica do solo, fazendo uma adequada reciclagem dos recursos produtivos do ecossistema e reduzindo as suas perdas potenciais.
As forrageiras são cultivadas em consórcio com culturas como milho, sorgo e arroz ou em sucessão a culturas de verão, como a soja. O objetivo pode ser o de somente a produção de palha da forrageira, ou palhada, mais a cultura associada.
O crescimento é definido como um acréscimo irreversível na massa seca das folhas que crescem antes que estas iniciem o processo de senescência, pois a massa seca pode aumentar depois de a folha ter completado sua expansão basicamente como resultado de processos bioquímicos complexos.
As plantas com crescimento cespitoso apresentam crescimento ereto (perpendicular ao nível do solo). Podem apresentar rizomas como o capim elefante, por exemplo. A principal característica desta classe é a formação de touceiras, ou seja, grupos de perfilhos distanciados uns dos outros.
Características agronômicas Adapta-se bem em áreas declivosas, sendo excelente planta para programas de conservação de solo, em virtude da amplitude de raízes. Também possui estolões horizontais curtos e muito espessos, graças aos quais expande-se progressivamente na superfície do solo, retendo-o bem.
O gênero Urochloa é um dos mais importantes, devido suas várias características de clima tropical, sendo elas: tolerância ao pisoteio de animais, tolerância as cigarrinhas das pastagens, tolerância as secas, boa palatabilidade, pouca ou média exigência em fertilidade do solo, fácil manejo e boa produção de biomassa ( ...
Confira no post a seguir como escolher a melhor forrageira e aumentar seus resultados.
Se o produtor quer intensificar a produção de leite a pasto, a dica é escolher forrageiras de maior potencial produtivo e bom valor nutritivo. Nesse caso, as melhores opções são as do gênero Cynodon, Panicum, Pennisetum (capim-elefante), além das cultivares de Brachiaria brizantha.
Forrageiras para ensilagem O milho é a cultura mais indicada para locais de solos mais férteis e clima mais favorável e com alta tecnologia, enquanto que o sorgo, que contém 80% a 90% do valor energético do milho, tem sido indicado para locais de solos pobres, sujeitos a veranicos ou próximos de centros urbanos.
Assim, para produzir feno, é importante que a planta seja cortada, mas não, triturada. Ato de espalhar essa forrageira pelo solo para que seque de forma uniforme. Ao se cortar, indiretamente vão se formar umas leiras, e, isso ocorrendo, a planta de cima seca, mas a que está na parte de baixo, não seca.
Um importante fator que determina a qualidade do feno é a relação folha-caule ou a proporção de folhas na forrageira.
As perdas e alterações devido à fenação são causadas pela manutenção da respiração da planta após o corte; pela lixiviação de nutrientes solúveis por água de chuvas; pela queda de folhas e fragmentação mecânica da planta; pela ineficiência das máquinas em colher e recolher toda a forragem disponível; e pelo ...
Feno é classificado como alimento volumoso, proveniente de forragens colhidas durante o período de crescimento, a qual é conservada seca para posterior utilização, geralmente quando há escassez de alimento volumoso (Ensmingeret al.
Alguns produtos denominados aditivos podem ser aplicados à forrageira no momento da ensilagem ou fenação, visando reduzir perdas de nutrientes, estimular ou inibir fermentações (ensilagem), controlar o crescimento de microrganismos (feno), ou ainda interagir no valor nutritivo da planta original.
No preparo do feno, é necessário que a planta tenha reduzido seu teor de umidade entre 10% e 20%. Quando a forrageira está na idade ideal de corte, principalmente, se originária de solo adequadamente adubado, melhor qualidade terá o produto resultante.
O número de cortes por ano, em geral, varia de três a quatro em áreas não irrigadas e de quatro a oito, com o uso de irrigação. Em cada corte, a produção de feno esperada varia de 2 a 4 t/ha.
“Os principais fatores que determinam a escolha de uma planta para ser fenada são: produtividade, tolerância ao corte, capacidade de rebrota, qualidade nutricional e a facilidade de secagem”, afirma Juliano Ricardo Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização.
Feno Bola Grama Tifton 85 peso 80kg a 90kg, R$100,00 cada. Pré Secado Grama Tifton 85 peso 150kg a 160kg, R$125,00 cada.
O feno deve ser armazenado em galpões arejados e protegidos da umidade na forma de fardos ou a granel. O produtor tem a liberdade de decidir se quer armazenar em fardos ou a granel, mas deve-se atentar à ausência de umidade e presença de circulação de ar.
Na verdade, pode ser chamado de feno qualquer mistura de gramíneas e de leguminosas que passam pela fenação, isto é, por um processo de desidratação. ... Por isso mesmo, o feno – com destaque para o de capim – é muito usado na dieta de roedores, de ruminantes e de cavalos!
substantivo masculino Indivíduo nativo desse povo. Etimologia (origem da palavra feno). Do latim fenni; fini,orum.
Em lojas de animais, encontraremos diferentes tipos de feno. Embora o feno de gramíneas (como a aveia) seja o mais adequado, o feno de leguminosas (como a alfafa) também é benéfico. Para escolher o melhor feno para o seu coelho, é melhor experimentar vários tipos e descobrir qual deles ele mais gosta.