A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas, podendo também ser encontrada no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue. Esta molécula é produzida a partir de um aminoácido chamado triptofano, que é obtido através dos alimentos.
Além do mais, a endorfina é considerada um importante hormônio que promove o envelhecimento tardio, contribui no funcionamento do sistema imunológico, controle da dor, depressão e ansiedade, melhorando a memória, disposição e resistência tanto física como mental.
Ela inibe a irritação e o estresse, contribuindo para a sensação de satisfação e de felicidade. Além do seu efeito analgésico, sentimentos de felicidade e de bom humor, a endorfina reduz o estado de tensão do corpo. Assim, ela também ajuda a combater outras questões emocionais, como a ansiedade e a depressão.
A β-endorfina também pode estimular o sistema imunológico e matar células cancerosas. Após 30 minutos de actividade física, o organismo começa a liberar este hormônio que tem a função de adaptar o corpo ao esforço submetido, causando a sensação de bem-estar e elevando a frequência cardíaca da zona de treino aeróbio.