Nos cursos de enfermagem a disciplina de farmacologia possui a importante missão de formar profissionais com conhecimentos científicos que contribuam para a execução de uma terapêutica racional, na qual os riscos sejam apenas aqueles decorrentes da natureza química do fármaco, mas não da ação humana inadequada.
A FARMACOLOGIA estuda as interações que a droga (fármaco) tem com os sistemas biológicos em toda a extensão do corpo humano. O conhecimento farmacológico irá ajudar o enfermeiro a compreender o funcionamento dos fármacos, as reações adversas possíveis, a terapia farmacológica correta.
Preparo dos medicamentos: preparo incorreto do medicamento (técnica de manipulação, horário e local). Administração de medicamentos: falhas na técnica de administração, nos registros e na relação com o paciente. Conferência e registro da medicação: problemas na conferência, registro ou anotação do medicamento.
5 dicas para não errar na administração de medicamentos
A administração de medicamentos, prática realizada nas instituições hospitalares sob-responsabilidade da equipe de enfermagem, deve ser vista por todos os profissionais de saúde envolvidos com a terapia medicamentosa sendo, portanto, apenas uma das etapas do processo de medicação.
Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:
A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias:
Passo a passo para aplicação de injetáveis em farmácias