A cirurgia de Wertheim-Meigs inclui a remoção do útero, os 25% proximais da vagina, ligamentos útero- sacros, ligamentos útero-vesicais e ambos os paramétrios4. Além disso, é realizada a linfadenectomia pélvica bilate- ral, que inclui os quatro maiores grupos de linfonodos: ureteral, obturador, hipogástrico e ilíaco.
A traquelectomia radical, permite que as mulheres sejam tratadas, sem perder a fertilidade. A cirurgia é feita através da vagina ou do abdome e, às vezes, por laparoscopia. Esse procedimento remove o colo do útero e a parte superior da vagina, mas não o corpo do útero.
É o tipo de histerectomia realizada no tratamento do câncer de colo uterino. Nesta cirurgia, se retiram também os paramétrios (ligamentos ricos em gânglios linfáticos, que prendem o útero à parede pélvica).
Videohisteroscopia (Histeroscopia)
Resposta. Resposta: A laqueadura impede que os espermatozoides encontrem o ovócito na tuba uterina. Entretanto, como a produção de hormônios se mantém normal em mulheres submetidas a esse procedimento, o ciclo menstrual não é alterado e, na ausência de fecundação, o endométrio é eliminado na menstruação.
Se o intuito do uso do anticoncepcional por pílula for não engravidar, torna-se desnecessário o uso desta medicação uma vez que a laqueadura é um método anticoncepcional de alta eficácia, sua falha sendo reportada em aproximadamente 3 em cada 1000 mulheres que realizam esta cirurgia ao ano.
Com a laqueadura, não é preciso mais se preocupar em tomar a pílula ou fazer uso de outros métodos anticoncepcionais, pois o risco de gravidez é de menos de 1%. Por outro lado, a mulher precisa ter certeza de que realmente não deseja engravidar novamente, pois a laqueadura é uma cirurgia de esterilização definitiva.
O arrependimento em relação à esterilização definitiva geralmente surge nas mulheres que realizaram a laqueadura ainda jovens, antes do 25 anos. São mulheres que muitas vezes se separam, acabam casando novamente e passam a querer um filho com o novo marido.
Podem ocorrer ainda dores pélvicas e menstruação irregular. Apesar de a laqueadura visar a esterilização definitiva da mulher, em alguns casos isto pode não ocorrer, mas é raro. Além disso, um grande risco é a mulher se arrepender depois, quando decidir querer ter mais filhos.
Se a sua laqueadura foi realizada com corte na barriga semelhante a uma cesárea, é ainda normal sentir algumas dores. Essas dores tem que reduzir progressivamente e não podem estar associadas com febre, náuseas ou vômitos, alteração do funcionamento do intestino, ardor para urinar, etc.
Não é comum o desenvolvimento de dor, desconforto ou inflamação na cicatriz após 3 anos da cesárea. Algumas patologias precisam ser descartadas como hérnias incisionais, granulomas e endometriomas. Agende a sua consulta e esclareça suas dúvidas.
Os sinais de que a cicatrização não está indo bem são sangramento, secreção amarelada, inchaço com calor local e vermelhidão excessiva. Se você notar algum deles, já pode ir ao médico para que ele avalie.