substantivo feminino [Botânica] Fenômeno de produção de espórios de diversos tipos pela mesma planta ou por plantas diferentes da mesma espécie. Etimologia (origem da palavra heterosporia). Hétero + esporo + ia.
No processo de reprodução, os cones masculinos liberam esporos, também de grãos pólen, que se espalham através do movimento dos ventos até encontrarem os cones femininos, que produzem a oosfera, formando um zigoto. Assim, no interior da pinha são formados os pinhões, produtos dos óvulos fecundados.
A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.
Uma das células do grão de pólen, a célula generativa, se divide por mitose, formando os dois gametas masculinos, que nas coníferas não possuem flagelos. Essas células penetram no tubo polínico e uma delas fecunda a oosfera, originando o zigoto, enquanto a outra se degenera.
A semente contém o endosperma primário, tecido de reserva e nutritivo do embrião originado a partir de células do macroprotalo (o gametófito feminino das gimnospermas, que se desenvolve no interior do óvulo).
O endosperma das sementes é um tecido vegetal de reserva nutritiva, portanto serve de nutrição para o embrião, para que ele se mantenha viável até que a semente germine.
Gametófito feminino: haploide, produz através da mitose as oosferas (n) (gametas femininos). Fecundação: os anterozóides deslocam-se em gotículas de água até o gametófito feminino onde fecundam a oosfera originando um zigoto diploide.
Resumidamente, a alternância de gerações se inicia com um esporófito multicelular diplóide (2n) adulto que é capaz de produzir esporos que, após se dividirem por meiose, podem germinar e formar um indivíduo multicelular haplóide (n) chamado de gametófito.
As plantas podem reproduzir-se através de: sementes, estaca, enxertia, alporque, borbulha e mergulhia. Vamos explicar como fazer dois tipos de experiências. Coloca-se a semente na terra e rega-se. O feijão começa a germinar.