Não há dúvida: as telhas de fibrocimento são as mais econômicas do mercado. Por serem oferecidas em grandes chapas, ocupam mais espaço com menos material, além do fato de terem uma instalação rápida e simples, o que também ajuda a economizar na mão de obra.
Vamos conhecer algumas das melhores soluções em cobertura a seguir para que você faça a escolha certa e segura:
O telhado cerâmico – com estrutura de madeira e telha cerâmica – é o tipo de cobertura mais comum no Brasil – e não é por acaso! A telha cerâmica tem ótimo desempenho térmico e pode ser encontrada em diversos formatos, cores e estilos.
As telhas de concreto de cores claras, no entanto, são mais eficientes em termos de conforto térmico, pois como não há a absorção dos raios solares, as temperaturas não aumentam facilmente dentro da edificação. Essas telhas também são bastante resistentes e têm uma alta durabilidade.
Para regiões que apresentam climas muito quentes, telhas claras ou de material altamente refletivos são as mais indicadas. Nesse quesito, a telha de zinco galvanizado com EPS Isopor®, por exemplo, une a propriedade do zinco de rebater as luzes solares e toda a capacidade de isolamento térmico do EPS Isopor®.
Se a ideia é priorizar o conforto térmico, a telha sanduíche com poliuretano é a mais indicada. Já se o cliente busca um maior conforto acústico, a telha sanduíche com isopor é a melhor opção.
“Se é feito um alçapão, por exemplo, ajuda muito a não esquentar”. Também é possível fazer um forro de madeira, de PVC e de gesso. Em geral, as telhas metálicas, de zinco e amianto costumam aquecer com facilidade.
Utilizar forro de PVC, madeira ou gesso é ideal para esconder imperfeições do telhado. O forro de gesso é um dos mais indicados para telhados de zinco , a instalação de um alçapão vai permitir a entrada de ventilação e amenizar o calor.
Utilize manta térmica no telhado Em dias muito quentes, as residências ficam mais abafadas devido ao aquecimento do telhado. Nesses casos, para diminuir essa sensação e refrescar a casa, uma boa dica é usar manta térmica no telhado, posicionada entre as madeiras e as telhas.
Pensando nisso, separamos neste texto, 8 cuidados que você deve ter para andar no telhado com total segurança.
Tenha atenção às características do parafuso Para a instalação de telhas planas simples, por exemplo, o indicado é utilizar um parafuso chamado 12 14 ¾, que é bem pequeno e perfura a telha e a terça. Ele contém uma borracha, cujo objetivo é vedar a água e proteger o material contra altas temperaturas.
Com a peça totalmente seca, a substância é aplicada com pincel e precisa agir por 10 ou 15 minutos. Depois desse período, a telha é enxaguada com bastante água e depois precisa ser seca.
Suba com cuidado! Utilize uma escada segura e confiável. Além disso, nunca suba com as telhas úmidas. Você não quer chegar lá em cima e escorregar, né? Para se locomover, use tábuas apoiadas sobre a estrutura do telhado.
Telhas de fibrocimento São bastante populares e chegaram ao mercado para substituir as antigas telhas de amianto. Sua composição deve ter fibras sintéticas como o PVA ou o polipropileno e celulose. Se optar por esse modelo, certifique-se que o modelo comprado passa longe do amianto.
Dependendo da posição das trincas (se forem nas ondas altas da telha), pode-se fazer a vedação dessas trincas utilizando-se massa de calafetar ou fitas aluminizadas adesivas, que permitem uma rápida solução, mas não têm grande durabilidade.
Cada telha da Brasilit indica em seu carimbo a inclinação adequada. Não se esqueça de respeitar o vão livre máximo adotado para a telha escolhida, garantindo melhor desempenho para a cobertura e certifique-se também de instalar as telhas do lado correto, ou seja, com o carimbo voltado para a parte de cima.
Uma das formas mais adequadas de solucionar o problema e até mesmo de evitar que ele ocorra é por meio do uso de rufos, que impedem que a água da chuva entre em contato com a parede exposta, causando a infiltração — ou vazamento.
A inclinação mínima de uma telha de fibrocimento é de 9%. Ela pode variar de acordo com o tipo de telha de fibrocimento.
6. Qual a inclinação mínima do telhado? Recomenda-se uma inclinação mínima de 27% (15°), ou seja, um caimento de 27 cm a cada metro.
Se considerarmos que a distância do telhado seja de 5 metros, e a inclinação ideal do telhado seja de 30%, em que H é a altura, teremos então: H = 5 metros x 30% = 1,5 metros.
Vamos a um exemplo de inclinação do telhado Passo 1: Se o telhado terá 8,0 metros de largura e característica de duas águas, a cumeeira, então, estará no meio a 4,0m da largura. Passo 2: A indicação é de inclinação de telhado de 30%. Nesse caso é 30/100 ou 30 centímetros de altura a cada metro de largura.
Para Telhado de três águas ou mais é necessário de espigão, aqui você poderá calcular a quantidade de espigão aproximado para seu telhado, informe o comprimento linear de apenas 1 aba do telhado conforme mostra nos desenhos ao lado, informar medida da linha vermelha.