A principal função da CCIH é reduzir o risco de aquisição de infecções hospitalares por parte dos usuários de unidades de saúde, especialmente de pacientes internados, a fim de melhorar a qualidade da assistência.
Quais as principais atribuições da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar?
Uma das melhores formas de garantir maior segurança ao paciente nos serviços de saúde é por meio da criação de comissões hospitalares. Elas são formadas por profissionais técnicos, como médicos e enfermeiros, e têm como principal função servir de instrumento de gestão, ao oferecer subsídios à diretoria.
São atribuições do núcleo de controle de infecção hospitalar: I. Propor e cooperar na elaboração, implementação e supervisão da aplicação de normas e rotinas técnico-administrativas visando à prevenção, controle e o tratamento das infecções hospitalares.
De uma forma geral o papel do Enfermeiro nessa Comissão é o de orientar os profissionais de Saúde no que diz respeito a prevenção de infecções e contribuir com medidas específicas para que não ocorra disseminação de microorganismos dentro do ambiente hospitalar.
Realize precauções de contato Assim como as medidas primárias são importantes, investir nas precauções de contato é outra forma altamente eficaz para garantir que as infecções hospitalares diminuam. Nesse caso, a ação deve ser realizada para todos os pacientes, tanto em isolamento quanto nos quartos.
Estimulação de medidas de higiene, principalmente das mãos, que são um dos principais veículos de transmissão de microrganismos, com a lavagem frequentes, ou com uso do álcool gel.
10 dicas para evitar a infecção hospitalar
A segurança que a enfermagem pode oferecer no combate às infecções por germes resistentes, é assegurar a observância da higiene perfeita, da desinfecção concorrente e terminal nas unidades dos pacientes, e uso de técnica asséptica quando indicada. As mãos são também veículo de germes.
Conheça os 5 erros que todo enfermeiro precisa evitar!
Lavar corretamente as mãos é a melhor prevenção para evitar essas infeções, também provocadas por falha nos procedimentos realizados pelos profissionais de saúde. “Higienização das mãos é a principal forma para evitar infecção.
Por exemplo, lavar as mãos antes de preparar os alimentos, antes de comer, depois de usar o WC, tocar em animais ou de ter tido contacto com pessoas infectadas, armazenar e cozinhar alimentos adequadamente para evitar intoxicações alimentares, evitar o consumo de carne crua ou mal cozinhada, lavar frutas e verduras ...
Quais as medidas profilaticas? A ameba é um protozoário de transmissão fecal-oral. As principais medidas profiláticas são lavagem cuidadosa dos alimentos, higienização adequada das mãos e saneamento básico adequado.
Exemplos de doenças específicas sujeitas a Profilaxia
Segurança preventiva é aquela realizada através de ações e medidas que possam evitar uma ocorrência danosa ou indesejável afastando riscos e ameaças e, portanto, promovendo uma maior amplitude da segurança.
Dicas para prevenção de acidentes e segurança do trabalho
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A principal finalidade da Segurança do Trabalho é promover a qualidade de vida no ambiente laboral e evitar acidentes de trabalho ou doenças que possam ocorrer pelo exercício diário da atividade na corporação, como aquelas que provoquem lesões no corpo ou perturbação funcional que limita ou reduza a capacidade laboral, ...