A bateria com material orgânico é criada com auxílio de dois metais: um ânodo (um metal como zinco, com eletrodos negativos) e um cátodo (cobre, que possui eletrodos positivos). O ácido dentro da batata forma uma reação química com o zinco e o cobre que libera elétrons, que fluem de um material para o outro.
Para montar uma pilha de batata basta colocar os dois eletrodos espetados na metade da batata - é importante que eles estejam distantes um do outro. Em cada uma das placas, a de zinco e a outra de cobre, posicionamos um fio elétrico com crocodilos nos dois polos do voltímetro.
Primeiro você precisa retirar a pilha do relógio ou da calculadora, já que você terá energia a partir da batata! Depois solde dois fios no relógio, um no terminal positivo e outro no negativo, onde se encontrava a pilha.
Para se fazer uma pilha (gerador eletroquímico) bastam apenas dois metais diferentes (com diferentes potenciais de redução química) imersos em um meio condutor qualquer, para que a diferença de potencial entre ambos gere corrente elétrica pela troca de elétrons entre estes materiais.
Agora chegou a hora de fazer a pilha. Comece pegando uma meda e colocando um pedaço de papelão com vinagre em cima dela. Em seguida, coloque um disco de alumínio em cima e continue nessa ordem até você ter usado nove círculos de papelão e nove de papel alumínio. Coloque outra moeda em cima.
ΔE = Eoxi (maior) - Eoxi (menor) Essa equação utiliza a variação do potencial porque, como no dispositivo ocorrem a oxidação e a redução, a medida do potencial será dada simplesmente pela subtração do potencial de cada um dos eletrodos (metais).
A primeira lei de Ohm mostra que a ddp (U) pode ser determinada matematicamente como o produto da resistência (R) do material pela corrente elétrica (i).
Assim, o capacitor se carrega quando uma tensão é aplicada em seus terminais. Para uma tensão continua, o capacitor se carregará com um valor de tensão igual a tensão aplicada em seus terminais e depois se comportará como um circuito aberto, já que impedirá a passagem de corrente.
Resistor de fio de 1K5 x 10 W adaptado para decarregar capacitores eletrolíticos de fontes de alimentação ao se desligar o circuito. Assim o técnico evita a centelha produzida ao se curtocircuitar direto os terminais do capacitor da fonte. Tal centelha tem o risco de queimar algum outro componente da fonte.