COLIBRI
Pássaros em casa: um guia sobre as principais espécies
Você pode utilizar os nomes a seguir como base na escolha do nome da sua calopsita....Nomes macho e fêmea com a letra G
Somente é permitido comprar pássaro preto de criadores que sejam legalmente autorizados pelo IBAMA. Não é permitido capturar esses pássaros.
Também conhecido como pássaro-preto ou melro, mede 21,5 cm de comprimento. Enquanto o Chopim é elegantíssimo, esguio e traja cintilantes vestes de tom violáceo, a graúna é negra mesmo e de porte mais avantajado, além de saber nidificar, não se descuidando da criação da ruidosa prole. ...
Significado de Graúna substantivo feminino Zoologia Ave da família dos icterídeos, de plumagem negra e muito apreciada pelo seu maravilhoso canto.
A razão para essa crueldade: diz-se que como o assum preto só canta durante a noite, os passarinheiros furam seus olhos com espinhos de laranjeira para que, em estado de escuridão eterna, “pra ele assim, ai, cantá mió”.
E foi no Piauí, Luiz Gonzaga! Em 1950, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, lançava um disco com um de seus maiores clássicos: Assum Preto.
Voltamos ao Assum Preto. Trata-se de um belo pássaro de cor negra, que vive nas caatingas do nordeste e canta apenas à noite, quando já bastante escuro. O sertanejo, que leva uma vidinha apertada, passando necessidade muitas vezes, caça-o e prende numa gaiola.
A graúna (derivado do tupi “guira-una” = ave preta) é uma ave passeriforme da família Icteridae. Conhecido também como chico-preto (Maranhão), arranca-milho, chopim, chupão (Mato Grosso), assum-preto, cupido, melro e pássaro-preto.
Assum Preto, de Luiz Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira, de estrutura simples. Sua música centra-se no paralelismo semântico e sintático entre o ser humano ignorado pelo seu amor e o pássaro aprisionado. Se destaca pelo ritmo triste e lendo.
04 – Por que o autor empregou algumas expressões de cunho regionalista? Ele emprega esta fala popular do sertanejo, para tornar-se um porta voz deste povo humilde.
O regionalismo tem uma tradição de quase 150 anos na literatura brasileira. Surgiu em meados do século 19, nas obras de José de Alencar, de Bernardo Guimarães, de Alfredo d'Escragnole Taunay e de Franklin Távora e pode-se dizer que há textos de cunho regionalista em nossa literatura até o final do século 20.
Entre as obras que marcam essa corrente literária está "O Ermitão de Muquém", de Bernardo Guimarães, publicado em 1865, sendo, cronologicamente, o primeiro a marcar o estilo.
O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma localização geográfica delimitada. Geralmente, origina-se de fatores históricos da cultura regional, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.
Significado de Regionalista adjetivo Que se refere particularmente a uma região: literatura regionalista. Que segue ou cultiva o regionalismo. adjetivo, substantivo masculino e feminino Autor(a) de obra cuja ação ou cenário diz respeito a uma região em particular. Defensor(a) de interesses regionais.