365,2422 dias
Ano sideral: é o período de revolução da Terra em torno do Sol com relação às estrelas. Seu comprimento é de 365,2564 dias solares médios, ou 365d 6h 9m 10s. Ano tropical: é o período de revolução da Terra em torno do Sol com relação ao Equinócio Vernal, isto é, com relação ao início da estações.
Um ano trópico, também chamado ano das estações ou ainda ano solar, é o intervalo de tempo que o Sol, em seu movimento aparente pelo céu, leva para partir de algum dos quatro pontos que definem as estações e retornar para o mesmo ponto, ou seja, é o tempo entre duas passagens pelo equinócio de primavera, pelo solstício ...
Os meses. O mês sinódico ou lunação é o intervalo de tempo médio entre duas fases iguais da lua consecutivas. ... O mês sideral é o período de translação da Lua em relação a um referencial fixo. Sua diferença com o mês sinódico se explica pelo fato deste depender de uma composição dos movimentos da Terra e da Lua.
Lunação, período sinódico da Lua ou mês sinódico é o tempo transcorrido entre duas luas novas consecutivas. Esse período tem a duração de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,9 segundos, o que corresponde a dias.
Quando a sombra da tarde tocar no círculo, ou seja, ficar do mesmo comprimento da sombra da manhã, então a LINHA NORTE – SUL estará bem no meio das duas sombras. No dia seguinte é só ver a que horas a sombra passa bem no meio das outras duas e este instante será o meio dia solar verdadeiro.
12 horas
A que hora solar, ... Primeira coisa que temos que lembrar é a diferença entre HORA LEGAL e HORA SOLAR (ou VERDADEIRA ou LOCAL). HORA LEGAL: Todos os locais situados dentro de um mesmo fuso horário abandonam sua hora local e adotam a mesma hora - a HORA LEGAL. Podemos considerar como a hora oficial de um fuso.
Um ponteiro inclinado, chamado Gnômon, lança uma sombra ao longo de diferentes partes do relógio à medida que a hora avança. Você pode estimar o tempo aproximado do dia lendo a hora mais próxima no mostrador, ou pode fazer o seu próprio relógio de sombra usando uma coluna ou poste.
Os relógios de Sol devem apontar em direção ao Norte Verdadeiro (latitude 90N) para mostrar o horário corretamente. Use uma bússola (faça a sua própria, se desejar) para saber onde fica o norte. Posicione o relógio de Sol com o número apontando para o norte.
Use o ponteiro maior para ler os minutos.
Para medir o tempo existem vários instrumentos, como a ampulheta e o relógio de sol. ... Os relógios mais comuns que utilizamos são os de ponteiros e os digitais. É mais fácil ler e controlar o tempo nos relógios digitais, pois a leitura é direta.
Todos os relógios modernos, por exemplo, usam o princípio da oscilação. Embora os métodos possam variar bastante, todos os relógios oscilantes, mecânicos e digitais, e o atômico, funcionam de forma semelhante e podem até ser dividido em partes equivalentes.
Quando usamos o relógio para marcar o período que precisamos nos arrumar, ou que vamos levar para chegar a um determinado compromisso, estamos medindo o tempo. Os anos, meses, horas, minutos e segundos são formas de determiná-lo.
Para saber as horas bastava orientar a roda, apontando a data respectiva para Este. Observava-se a Estrela Polar pelo orifício central, e a posição da Kochab indicava directamente as horas que se liam na escala exterior, graduada em numeração romana.
A direção que a estrela tomou em relação à sua posição original diz qual ponto cardeal está na sua frente.
Para encontrar sua estrela com a versão gratuita do Google Earth, simplesmente use os seguintes passos:
Para não confundir planetas com estrelas, vale saber que, enquanto os primeiros refletem um brilho fixo, as estrelas ficam piscando, ou, conforme o vocabulário utilizado em astronomia, cintilando. Há ainda outra diferença pontual entre eles: as estrelas ficam praticamente sempre na mesma posição.
Vénus está mais brilhante no céu noturno e apresenta uma muito maior fase "crescente" na visão telescópica quando se aproxima da região entre a Terra e o Sol. Vénus está maior e apresenta sua fase "nova" quando está entre o Sol e a Terra.
Abra os braços e aponte o esquerdo na direção em que o Sol se põe. Fazendo isso, você se colocará de frente para o Norte e de costas para o Sul. A melhor época para observar estrelas é no inverno, em dias frios e secos. Nessa época, a quantidade de nuvens é menor, deixando o céu mais limpo para as estrelas.
Se você não tem um objetivo, e gosta só de observar as estrelas e planetas, a dica é escolher o catadióptrico, mas se você quer ver nebulosas e estrelas com pouca intensidade, com certeza a melhor opção é o refletor. Já pra ver melhor estrelas maiores, planetas e luas, o ideal é o refrator!
Sky Map (Android, gratuito) O app é uma espécie de planetário de realidade aumentada, que segue a orientação e localização do dispositivo para mostrar o que está logo atrás dele. O programa permite buscar por planetas, estrelas e outros corpos, assim como filtrar o que é visto na tela.
O Sky Map Online permite a visualização do céu com as constelações observáveis em vários lugares do mundo, em tempo real. Google Sky é um recurso do Google Earth para visualizar o espaço. Além disso, o site permite visualizar imagens de satélites da NASA, o Sloan Digital Sky Survey e do Telescópio Hubble.
Os apaixonados pelo céu e por eventos cósmicos agora podem ver o que o super telescópio captou no dia do seu aniversário. A Agência Espacial Norte Americana disponibilizou um link de observação, totalmente gratuito. A NASA explica: “O Hubble explora o universo 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Google Sky Maps é um mapa celestial que mostra objetos como estrelas, constelações, galáxias, planetas ou a lua da Terra. Para usar o Google Sky Maps, acesse www.google.com.br/sky.
Basta clicar no Google Earth, para ver o planeta Terra de longe, e ir diminuindo o zoom até que apareça a opção de ver a Lua. Os dois mapas têm o mesmo funcionamento.
Para ativar a funcionalidade “ao vivo” do Google Earth é bem simples, após instalar o software execute o programa. Clique no menu “visualizar”, escolha a opção “imagens ao vivo” e pronto. Agora é só aproximar o zoom da sua casa, peça para alguém sair na rua e acenar para o satélite. Voilà.
Visualizar um mapa ao longo do tempo