O tronco encefálico é a região do encéfalo responsável pela união entre a medula espinhal e o cérebro. É constituído pelo mesencéfalo, ponte e bulbo, que são responsáveis pelas funções básicas para a manutenção da vida, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão arterial.
Nele também ficam a maioria dos núcleos dos nervos cranianos e, através dos tratos neurais, ele facilita a comunicação entre cérebro, medula espinhal e cerebelo. O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.
O núcleo rubro localiza-se superiormente à decussação dos pedúnculos cerebelares superiores e posteriormente à substância negra no mesencéfalo. Apresenta duas porções: Porção caudal ou magnocelular – constituída por células maiores. ... Porção rostral ou parvocelular – constituídas por células menores.
O trato corticonuclear não transmite informação aos neurônios da região da medula, mas sim aos neurônios motores do tronco encefálico. ... O trato corticoespinhal não transmite informação aos neurônios da região da medula, mas sim aos neurônios motores do tronco encefálico.