Assim, para obtermos um sistema possível e determinado basta termos um valor diferente de 6 para o coeficiente (m). Contudo, caso m seja igual a 6 (m = 6), teremos D = 0, portanto devemos determinar qual será a classificação desse sistema (SPI ou SI).
Não existe valor para m que faça com que o sistema possua infinitas soluções. Ao escrevermos o sistema linear dado no exercício na forma de matriz, obtemos: . d = -15.
Discutir um sistema linear consiste em analisá-lo de forma a determinar os valores dos coeficientes das equações que fazem com que o sistema possa ser Possível e Determinado (SPD), Possível e Indeterminado (SPI) e Impossível (SI).
A regra de Cramer diz que: os valores das incógnitas de um sistema linear são dados por frações cujo denominador é o determinante da matriz dos coeficientes das incógnitas e o numerador é o determinante da matriz dos coeficientes das incógnitas após a substituição de cada coluna pela coluna que representa os termos ...
SPD – Sistema possível determinado; existe apenas um conjunto solução; SPI – Sistema impossível indeterminado; existem inúmeros conjuntos solução; SI – Sistema impossível; não é possível determinar um conjunto solução.
1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.
Que tem valor igual (a outro). 3. Que pode substituir outro produzindo os mesmos efeitos ou tendo igual virtude, igual significado, etc.