Os dicionários remontam aos tempos antigos. Acredita-se que o dicionário tenha se originado na Mesopotâmia por volta de 2 600 a.C., feito em tabletes com escrita cuneiforme, ele informava repertórios de signos, nomes de profissões, divindades e objetos usuais, que funcionavam como dicionários unilíngues.
O mais célebre volume dessa época foi organizado pelo monge italiano Ambrogio Calepino (c. 1435-1510) e publicado em 1502. Tratava-se de um volume latim-italiano que, em edições posteriores compiladas por outros dicionaristas, passou a incluir até 11 línguas.
Segundo Márcia, os primeiros oito volumes que compõem o dicionário foram publicados ao longo de dez anos. ... Os exemplares 1 e 2, em 1712, os volumes 3 e 4 no ano seguinte, o 5º, em 1716, e em 1720 os números 6 e 7, seguidos do número 8, em 1721.
Aurélio Buarque de Holanda
A profissão que escreve e cria dicionários é o Lexicógrafo. Inclusive, o Aurélio Buarque de Holanda (· foi e continua sendo o lexicógrafo mais respeitado do Brasil.
Aurélio Buarque de Holanda
James Murray
O Oxford English Dictionary (OED) é um dicionário publicado pela Oxford University Press (OUP), sendo considerado um dos mais conceituados dicionários da língua inglesa (e que não deve ser confundido com o Oxford Dictionary of English, de um só volume, antes conhecido como New Oxford Dictionary of English, de 1998).
1998
Para citar o Dicio, seguindo as normas da ABNT, escreva a palavra consultada seguida de In.: Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em:, seguido do url da palavra e, por fim, indique o Acesso em:, seguido da data em que a palavra foi consultada.