O relé de proteção permite a circulação em correntes elétricas de intensidades distintas, pois os materiais em questão são fabricados para medir temperatura, isolamento, sequência de fase e tensão. ...
PICK-UP – Valor de grandeza (tensão, corrente, etc.) para o qual o relé inicia a atuação. reduNdâNCia – Este termo é utilizado para designar uma proteção que “enxerga” e atua concomitantemente com a proteção principal.
O dial de tempo é uma variável que pode ser alterada pelo projetista para se alterar o atraso de tempo intencional da proteção. ... Isso quer dizer que o projetista, para coordenar o tempo de operação do relé com outros dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores de baixa tensão, outros relés, etc.)
Os relés digitais são capazes de identificar defeitos nestes instrumentos, como falta de tensão em apenas uma fase, por exemplo, fazer compensações angulares nos casos dos transformadores de potência e tratar outras variações com intuito de evitar decisões equivocadas na hora de sua operação como elemento de proteção.
Estudo de Coordenação e Seletividade em Sistemas Elétricos é o estudo das malhas do sistema de distribuição de um empreendimento e a coordenação de circuitos, com o objetivo principal de eliminar as falhas de curto-circuito em todos os níveis de corrente, através dos diversos dispositivos de proteção de sobrecorrente, ...
São três os principais dispositivos de proteção aplicáveis a instalações prediais: disjuntor termomagnético (DTM), diferencial residual (DR) e dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS).
Os dispositivos de segurança mais comuns são os fusíveis e os disjuntores. Com finalidade de proteger a instalação, os fusíveis são feitos de chumbo e estanho, que se fundem quando atravessados por uma corrente elétrica maior que a suportada pelo circuito.
Dispositivos de Manobra São os responsáveis por desligar ou acionar o funcionamento do circuito elétrico, como, por exemplo, os interruptores e as chaves.
O QUE SÃO OS DISPOSITIVOS DE MANOBRAS Dispositivos como disjuntores, que ligam e desligam circuitos e acumulam a função de proteger os mesmos, também são dispositivos de manobras. Não se trata também de apenas desligar ou ligar uma subestação, mas de qualquer tipo de função semelhante pode ser considerada uma manobra.
O seccionamento e os dispositivos DR O seccionamento é destinado a interromper a alimentação de toda ou de parte de uma instalação elétrica, de maneira que o intervalo no qual ele é aplicado esteja separado de qualquer fonte de energia elétrica.
Dispositivos de manobra são componentes eletromecânicos ou eletrônicos responsáveis por impedir ou permitir a passagem de corrente elétrica entre a fonte e a carga através de manobras como desligamento ou acionamento.
Dispositivos como disjuntores, que ligam e desligam circuitos e acumulam a função de proteger os mesmos, também são dispositivos de manobras. Não se trata também de apenas desligar ou ligar uma subestação, mas de qualquer tipo de função semelhante pode ser considerada uma manobra.
O dispositivo é simples e, basicamente, funciona abrindo ou fechando circuitos elétricos, pelo qual se interrompe (de forma reversível) a passagem de um sinal em um circuito elétrico ou eletrônico.
Cheiro de queimado e fios desencapados são alguns sinais que podem sinalizar um aparelho com defeito. Casos de disjuntor desarmando com certa frequência pode não significar sobrecarga ou equipamentos com defeito.
Se um disjuntor desarma ele interrompe a corrente elétrica, evitando o superaquecimento dos fios, que poderiam gerar curto circuitos e até mesmo incêndios. Além disso os aparelhos elétricos e eletrônicos podem vir a queimar por causa da interrupção do fornecimento de energia.