“Quem tem medo de lugares fechados vai senti-los dentro de um elevador, de um avião ou até de um carro. Mas quem tem medo de avião sem estar associado a claustrofobia, não terá problemas em pegar um elevador ou viajar de carro”, explicam as especialistas.
Alguns dos remédios mais procurados para aliviar a tensão durante o voo são o Rivotril, Diazepam, Frontal, Dormonid e o popular Dramin, cuja prescrição para dormir no avião é controversa, como explicou o Doutor Daniel de Sousa Filho, médico psiquiatra do Hospital Albert Einstein, em entrevista ao Airway.
Para muitas pessoas, o que causa o medo de avião é a altura. ... Por causa da aerodinâmica do avião, esse local costuma ser mais estável e menos suscetível aos movimentos do ar. Por isso, esses são bons lugares para sentir menos as turbulências.
Sentir medo de altura, muitas vezes, é natural e serve de alerta em situações de perigo. Porém, quando esse sentimento é excessivo, persistente ou incontrolável, pode ser sinal de um transtorno de ansiedade conhecido como acrofobia, que, em linhas gerais, é uma fobia específica de lugares altos.
10 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez
todos os dias no seu e-mail. A consultoria To70 afirmou que houve 86 acidentes envolvendo aviões comerciais de grande porte –incluindo 8 acidentes fatais– resultando em 257 mortes no ano passado. Em 2018, foram 160 acidentes, incluindo 13 fatais, que causaram 534 óbitos.