Apud, que significa “citado por, conforme, segundo” é a expressão usada para fazer citação de citação. Esse é um recurso utilizado nos trabalhos acadêmicos quando você quer citar um autor que tenha sido citado pelo autor e obra que está lendo.
Exemplo: “Ser ou não ser, eis a questão”, (SHAKESPEARE, 1599, ato III Cena I), era a expressão preferida. CITAÇÃO DIRETA LONGA: Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de 3 linhas. Estas são destacadas com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10 e não se utiliza aspas.
Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
Na citação curta, o trecho destacado pelo autor possui até três linhas e aparece no meio do texto, sem mudança no tamanho da fonte ou espaçamento. Além da referência, deve haver também a menção ao autor da citação e a inclusão do ano da obra e página, que devem constar entre parênteses.
Citação com mais de três linhas As transcrições de texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com caractere menor que o do texto, sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.
Citação direta: esse tipo de citação ocorre quando o autor copia o texto de forma integral, exatamente igual ao texto de origem. Deve-se citar o último nome do autor, o ano em que a obra foi publicada e o número da página de onde a citação foi retirada.
As citações podem ser: a) citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado; b) citação indireta: transcrição livre, baseado na obra do autor consultado; c) citação de citação: é uma citação direta ou indireta de um texto do qual não se teve acesso ao original.
Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.
Caso a citação direta seja maior do que três linhas, será preciso fazer um recuo à esquerda de 4 cm, com espaçamento simples e fonte tamanho 10.
4 cm
Maior que três linhas: a citação aparece com recuo de 4cm da margem esquerda. Ordem: sobrenome, ano e páginas. Os elementos devem estar separados por vírgula e entre parênteses. A ideia do autor (a) é exposta sem exatamente ser utilizada as suas palavras, mas aparece de uma forma reformulada.
Para cada citação de site, na sua referência deve constar os seguintes dados:
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
Além do autor, título e data, deve-se colocar a data de acesso à pagina, deixando claro que naquele dia o texto existia.
Uma citação direta normal seria assim quando no fim do parágrafo: (TYBEL, 2018, p. 15). Se você não tem a pagina poderia usar “np” ou “online” no lugar da página, exemplo: (TYBEL, 2018, np) ou (TYBEL, 2018, online). O ideal é que você procure fontes (artigos científicos, teses, livros…)
Caso não seja possível saber a data em que a matéria foi escrita, você pode utilizar o ano de copyright do site em questão (basta colocar a letra c seguida do ano, ex.: c2019). Já, caso nem mesmo essa data esteja disponível, é possível usar a sigla [s.d.], que significa “sem data”.
Quando o texto está em duas páginas consecutivas, edite a citação e insira as páginas separadas por um hífen. Exemplo: (TYBEL, 2018, p. 12-13); Quando o texto está em páginas não consecutivas, edite a citação e insira as páginas separadas por um “e”.