A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.
Significado de Cultista adjetivo Que diz respeito ao cultismo; culterano. substantivo masculino e feminino Partidário do que é culto, civilizado.
> A obra de Gregório de Matos é tradicionalmente dividida em torno de três grandes eixos temáticos: a poesia religiosa, a poesia lírica e a poesia satírica. Todos estão presentes na seleta feita pela UFRGS.
Poeta barroco, Gregório de Matos encantou pela genialidade de suas poesias. A religiosidade, o lirismo e a efemeridade são características de sua obra. Ficou conhecido como “Boca do Inferno” devido às suas críticas mordazes à alguns membros da corte portuguesa.
" A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objetivo de provocar ou evitar uma mudança. ... - ou seja, uma poesia satírica seria uma poesia que ridiculariza algo.
Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. Firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa. O que se conhece de sua obra é fruto de inúmeras pesquisas, pois Gregório não publicou seus poemas em vida.
Romance narrado em terceira pessoa, dividido nos capítulos: A Cidade, O Crime, A Vingança, A Devassa, A Queda e O Destino. Todas as expressões vulgares usadas no livro são uma referência a Gregório de Matos.
Ana Miranda
Boca do Inferno se passa no século XVII (1863), na Bahia colonial, durante o governo tirânico do militar Antônio de Souza de Menezes, apelidado de Braço de Prata, por usar uma peça deste metal no lugar do braço (perdido numa batalha naval contra os invasores holandeses). A ação se passa em Salvador.
Mais conhecido por suas obras satíricas, em que criticava os hábitos da sua época, o comportamento de alguns membros da Igreja e o modelo de vida colonial, também escreveu poemas belíssimos em que abordava questões subjetivas e religiosas, em que, com seu estilo peculiar, ajudou a difundir esta escola literária da ...
Os principais escritores brasileiros desse período foram:
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Principais autores e obras do Barroco no Brasil
Os principais artistas do barroco-rococó no Brasil são:
Resposta: Gregório de Matos, Bento Teixeira e Manuel Botelho de Oliveira.
Padre Antônio Vieira
Gregório de Matos
Conhecido como “Boca do Inferno” pelo estilo irônico utilizado nas suas poesias religiosa, satírica, lírica e erótica, ele é considerado um dos maiores poetas do Barroco no Brasil. Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho (1730 – 1814) é conhecido como o maior expoente das artes plásticas barrocas.
O expoente máximo do barroco em Portugal foi o padre Antônio Vieira . Ele escreveu =*Sermao da Sexagésima; * Sermao dos Peixes ; *Sermao pelo Bom sucesso.