Para Que Serve O Combiron Xarope?

Para que serve o Combiron xarope

Combiron é indicado nas correções das anemias ferroprivas (por falta de ferro) e das provocadas por distúrbios nutricionais ou anemias medicamentosas. Esse medicamento é destinado à prevenção e ao tratamento das anemias que ocorrem na infância, na adolescência, na vida adulta e senil (idosos), além dos quadros de anemia gestacional (durante a gravidez), puerperal (pós-parto) e no período de lactação (amamentação).

DORIL

A tiamina (vitamina B1 hidrossolúvel) tem como metabólito ativo o pirofosfato de tiamina, que age no metabolismo dos carboidratos como coenzima na descarboxilação dos alfa-cetoácidos, como piruvato e alfa cetoglutarato e na utilização da pentose no desvio das hexoses monofosfatos. Sua necessidade está relacionada com a velocidade metabólica e é aumentada quando o carboidrato é a fonte de energia. É rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal, principalmente no duodeno, exceto nas síndromes de má absorção. O álcool inibe sua absorção.

Em outro ensaio clínico, o ferro aminoácido quelato foi comparado com o sulfato ferroso para a correção de anemia por deficiência de ferro em crianças que tinham sido admitidas em uma unidade de tratamento. As crianças foram separadas por grupo de idade, status nutricional e níveis de hemoglobina, e então randomizadas e subdivididas em dois grupos. Um grupo recebeu cinco mg de ferro/kg de peso corporal na forma de sulfato ferroso em xarope. O outro grupo recebeu cinco mg de ferro/kg de peso corporal na forma aminoácido quelato, também em xarope. Os xaropes foram administrados por um período de 30 dias.

Os valores de hemoglobina foram mensurados no início e com três, seis, nove e 12 meses de tratamento. Após 12 meses de tratamento, observou-se uma redução de anemia por deficiência de ferro em 58%.

Bula de Combiron

Bula de Combiron

As vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo de carboidratos e proteínas, e podem ser associada ao tratamento da anemia, em especial na anemia por falta de ferro, na qual outros nutrientes podem estar deficientes.

Glicinato Férrico + Associações suspensão oral contém 275,8 mg de glicinato férrico (ferro aminoácido quelato) por 10 mL, o que equivale a 52,4 mg de ferro elementar. O objetivo terapêutico fundamental de Glicinato Férrico + Associações é o de proporcionar ferro, um mineral essencial ao organismo e indispensável à constituição da hemoglobina, mioglobina e enzimas, tais como xantino-oxidase, citocromoxidase e outras, em forma facilmente assimilável e em quantidade suficiente para corrigir a anemia ferropriva e restabelecer os índices normais de armazenamento de ferro corporal.

Glicinato Férrico + Associações, ao fornecer ferro sob a forma de glicinato férrico, apresenta inúmeras vantagens sobre outros sais de ferro, como maior absorção do mineral e estabilidade molecular, elevação mais rápida dos níveis e dos estoques de ferro e maior segurança em relação à toxicidade, o que permite a realização de uma terapêutica mais eficaz e por períodos mais curtos para a correção da anemia ferropriva.

Dizeres Legais do Combiron

O grupo que recebeu o ferro aminoácido quelato apresentou, ao final do estudo, uma significativa elevação do ferro sérico, do número de eritrócitos e dos valores de hemoglobina e hematócrito. As taxas de eventos adversos foram muito baixas.

O dexpantenol, ou pró-vitamina 5, é precursor do ácido pantotênico, um tipo de vitamina B que participa de uma série de reações químicas relacionadas ao metabolismo de carboidratos, na produção metabolismo de gorduras e de hormônios. É absorvido pelo intestino e eliminado pela urina. As doses recomendadas de ingestão diária estão entre 4 e 7 mg diários.

Crianças até 15 Kg: 1,0 mL/kg, uma vez ao dia ou dividida em duas tomadas, de preferência com água ou suco. (Lembrar que 1/2 copo dosador equivale a 5 mL e a dose recomendada para crianças até 15 kg é de 4-6 mg/ kg/ dia de ferro elementar).

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Combiron maior do que a recomendada?

<div class=

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Combiron maior do que a recomendada?" title="
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Combiron maior do que a recomendada?" />

Combiron não requer cuidados especiais quando a prescrição médica é rigorosamente seguida, tanto na quantidade como no tempo de utilização. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico para maiores esclarecimentos.

Como todos os preparados contendo ferro, este medicamento deve ser administrado com cautela na presença de alcoolismo, infecções agudas e estados inflamatórios do trato gastrintestinal como enterite (inflamação do intestino), colite ulcerativa (inflamação do intestino com úlceras), pancreatite (inflamação do pâncreas) e úlcera péptica (úlcera do estômago ou intestino). A ingestão excessiva de álcool, causando incremento do depósito de ferro no fígado, aumenta a probabilidade de efeitos colaterais, quando em uso prolongado. Deve-se administrar compostos de ferro com cautela em pessoas com alteração da função dos rins e do fígado.

Efeitos Colaterais

Em relação aos incrementos, verificou-se que a faixa etária de 24 a 36 meses de idade apresentou os maiores incrementos (1.4 g/dL), seguida da faixa de 13 a 24 meses de idade, com incremento de 1.3 g/dL e da faixa de seis a 12 meses, com incremento de 0.7 g/dl. Avaliando os incrementos, verificou-se que as crianças maiores de 24 meses apresentaram os maiores valores (1.4 g/dL).

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364). Consulte a bula original. Última atualização: 12 de Janeiro de 2022

Apresentações do Combiron

O ferro é irregular e incompletamente absorvido pelo trato gastrintestinal, sendo o duodeno e o jejuno os principais locais de absorção. A absorção é auxiliada pela secreção ácida do estômago e por alguns ácidos dietéticos (tais como o ácido ascórbico) e ocorre mais facilmente quando o ferro está no estado ferroso ou como parte do complexo ferro-heme (ferroporfirina, em que o ferro está no estado ferroso). Somente cerca de 5% a 15% do ferro ingerido no alimento são normalmente absorvidos. Após a absorção, a maior parte do ferro liga-se à transferrina e é transportada à medula óssea, onde é incorporada à hemoglobina. O ferro remanescente fica contido dentro das formas de armazenamento, ferritina ou hemossiderina, ou como mioglobina, e é encontrado em menores quantidades em enzimas que contém o complexo heme. Quando 33% da transferrina apresenta-se saturada, não ocorre mais absorção de ferro. O corpo humano adulto de um homem contém cerca de 50 mg de ferro por quilograma de peso, enquanto uma mulher adulta apresenta 35 mg de ferro por Kg de peso. Mais de dois terços desse ferro está concentrado no sangue, principalmente como hemoglobina. Aproximadamente 3% do ferro heme está nos músculos sob a forma de mioglobina.

A ingestão prolongada de um só tipo de vitamina B pode resultar em desequilíbrio de outras vitaminas do complexo B. Por essa razão, as vitaminas B devem ser ingeridas sob a forma de complexos que contenham todas ou grande parte dessas vitaminas.

Esse estudo comprova que o aproveitamento da niacotinamida depende de aportes adequados de riboflavina, demonstrando as interações metabólicas das diversas vitaminas do complexo B durante a infância.

Mecanismo de Ação

A riboflavina (vitamina B2), por meio de suas formas ativas FAD e FMN, atua no metabolismo como coenzima em uma ampla variedade de flavoproteínas respiratórias. É rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal, principalmente no duodeno.

No vídeo abaixo você confere todas as indicações da vitamina Combiron, posologia e tratamento, quem não pode tomar e dúvidas respondidas acerca de seus efeitos colaterais: se ele engorda, se abre o apetite e se dá sono.

Não há riscos relatados com o uso em gestantes e lactantes, podendo ser usado com segurança. Recomenda-se não ultrapassar a posologia adequada e não associar outros multivitamínicos durante a gravidez e amamentação.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Combiron com outros remédios?

<div class=

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Combiron com outros remédios?" title="
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Combiron com outros remédios?" />

Recomenda-se cautela na prescrição da nicotinamida em pacientes portadores de úlcera do estômago ou intestino e doenças do fígado. Pessoas com gota não devem usar suplementos vitamínicos que contenham nicotinamida. Pessoas com diabetes mellitus e cálculo na vesícula biliar só devem usar a nicotinamida sob rigorosa supervisão médica.

A cianocobalamina (vitamina B12) é essencial para o crescimento e replicação das células e manutenção de uma mielina normal em todo o sistema nervoso central. Sua deficiência determinará um quadro de anemia e também é relacionada ao metabolismo do ácido fólico.

Como tomar Combiron líquido?

0,6 mL/kg uma vez ao dia ou dividida em duas tomadas, de preferência com água ou suco. (Lembrar que ½ copo dosador equivale a 5mL e a dose recomendada para crianças entre 15 e 30kg é de 2-3mg/kg/ dia de ferro elementar). Combiron deve ser ingerido puro ou diluído em água ou suco nas doses recomendadas.

Qual a posologia do Combiron?

COMBIRON suspensão oral: 1mL equivale a 5,24 mg de ferro elementar. Adultos: um copo-medida (10 mL), uma a duas vezes ao dia, de preferência logo após as refeições principais. Crianças: 0,6 mL/ kg, uma vez ao dia ou dividida em duas tomadas, de preferência logo após as refeições principais.

Quais são os benefícios da vitamina Combiron?

Combiron Fólico é um medicamento que age de forma a corrigir a anemia carencial e restabelecer os índices normais de armazenamento de ferro corporal. As vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo de carboidratos e proteínas.

Para que serve Combiron engorda?

Combiron engorda? Combiron é um fármaco muito usado para corrigir ou mesmo prevenir anemias, especialmente as que ocorrem por deficiência de ferro. Não é associado ao ganho de peso, não há risco aumentado de aumento de apetite com uso de combiron, assim como suplementos a base de vitaminas e minerais.

Qual o melhor horário para se tomar Combiron?

Como usar o Combiron Fólico? Um comprimido, uma vez ao dia, antes das refeições ou a critério médico. Observação: para reduzir um possível efeito no estômago ou intestino, este medicamento poderá ser ingerido durante as refeições.

Qual melhor horário para tomar ácido fólico na gravidez?

Como o ácido fólico é absorvido na metade superior do intestino delgado, é recomendado tomar o comprimido cerca de 30 minutos antes das refeições. Isso favorece a absorção da substância porque evita que ela se misture com os alimentos no processo digestivo.

Pode tomar Combiron duas vezes ao dia?

Como devo usar este medicamento? Adultos: um comprimido, uma vez ao dia, antes das refeições ou a critério médico. Obs: para reduzir um possível efeito gastrintestinal COMBIRON FÓLICO poderá ser ingerido durante as refeições. Durante o tratamento com COMBIRON FÓLICO pode-se tomar bebida alcoólica?

Quem não pode tomar Combiron?

Combiron é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Não deve ser utilizado em pacientes que apresentem anemia perniciosa ou megaloblástica.

Quais os efeitos colaterais do Combiron?

REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS COMBIRON FÓLICO

  • NÁUSEAS 1, VÔMITOS 2, DIARRÉIAS, DORES ABDOMINAIS, ÚLCERA PÉPTICA 3 E/OU CONSTIPAÇÃO 4 INTESTINAL, GOSTO DESAGRADÁVEL E CEFALÉIA 5. ...
  • MANIFESTAÇÕES DO TIPO SENSAÇÃO DE CALOR E RUBOR NA FACE 6 PODEM OCORRER EM PERCENTUAIS BASTANTE REDUZIDOS DEVIDO À NICOTINAMIDA.

Quem é diabético pode tomar Combiron?

Atenção diabéticos: contém açúcar 2. COMBIRON suspensão oral (gotas): durante a necessidade de utilização de COMBIRON em crianças portadoras de Diabetes mellitus 1, não há necessidade de cuidados especiais, pois não contém açúcar 2 em sua composição.

Quanto tempo pode tomar Combiron?

Depende do pq o médico receitou acima da dosagem indicada, se seu exame estiver bem abaixo no valor da normalidade esta conduta é para acelerar o processo de recuperação, procure novamente o profissional e esclareça sua dúvida, melhor tomar 1 mês da suplementação acima do recomendado do que 3 meses.

Pode tomar Combiron com complexo B?

Todo medicamento ou vitamina que tem na sua formulação as vitaminas do complexo B como o COMBIRON poderão sim estimular o apetite e levar você a comer maiores quantidades de alimentos, consequentemente podem causar uma pequena elevação do seu peso corpóreo.

Como acabar com a anemia em uma semana?

3 dicas simples para curar a anemia

  1. Comer alimentos com ferro em todas as refeições. Os alimentos ricos em ferro são principalmente carnes vermelhas, frango, ovos, fígado e alguns alimentos de origem vegetal, como beterraba, salsinha, feijão e lentilha. ...
  2. Comer frutas ácidas nas refeições. ...
  3. Evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio.

Qual o genérico do Combiron?

O ferrocarbonila, conteúdo de Ferrocarbonila + Associações, através de seu tamanho de partícula (4 – 6 µm), oferece um perfil de absorção em torno de 69%.

O que tem no Combiron?

Apresentação de Combiron Fólico Príncipios ativos: ferrocarbonila, mononitrato de tiamina, riboflavina, cloridrato de piridoxina, cianocobalamina, nicotinamida, ácido fólico, pantotenato de cálcio.

Qual a composição do Combiron?

Composição. Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, corante vermelho Ponceau 4R laca alumínio, corante vermelho FDC 3 laca de alumínio, corante azul FDC 2 laca de alumínio, dióxido de titânio e Opadry II.

Quantos comprimidos vem na caixa de Combiron?

Combiron Fólico caixa com 45 comprimidos revestidos.

Como dar Combiron para o bebê?

1,0 mL/kg, uma vez ao dia ou dividida em duas tomadas, de preferência com água ou suco. (Lembrar que ½ copo dosador equivale a 5mL e a dose recomendada para crianças até 15kg é de 4-6mg/ kg/ dia de ferro elementar).

Qual o melhor remédio que contém ferro?

Os suplementos de ferro mais usados para combater a anemia são o sulfato ferroso, o Noripurum, Hemo-Ferr e Neutrofer, que além de ferro podem conter ácido fólico e vitamina B12, que também ajudam no combate à anemia.

Como funciona o sulfato ferroso?

Sulfato Ferroso – FURP contém ferro que é um elemento essencial utilizado no tratamento de anemias devidas à falta deste elemento no organismo. Estas anemias podem ser decorrentes de sangramentos agudos ou crônicos ou em razão da má absorção deste elemento ou ainda por deficiência da alimentação.

Quanto tempo se deve tomar sulfato ferroso?

O guideline estabelecido em 2017 recomenda reposição com ferro VO (sugerido o sulfato ferroso) por 12 semanas se ferritina sérica menor ou igual a 75 ng/dL ou de ferro IV (sugerido 1000 mg de carboximaltose ferrosa durante 15 min) se ferritina sérica entre 75-100 ng/dL ou quaisquer contraindicações ao uso da formulação ...

Quando começar a tomar sulfato ferroso na gravidez?

Além desses cuidados, é recomendável durante a gestação e até o 3º mês após o parto o uso de sulfato ferroso, que é distribuído nas Unidades Básicas de Saúde. sangramentos na gengiva podem ocorrer mais facilmente durante a gestação, por causa da variação dos níveis hormonais.

Qual a função do sulfato ferroso na gravidez?

Qual a importância da administração do ácido fólico e sulfato ferroso na gestação? O ácido fólico e sulfato ferroso atuam na divisão das células, prevenção dos defeitos do tubo neural e reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

Como usar sulfato ferroso e ácido fólico?

Como usar o Sulfato Ferroso + Ácido Fólico + Cianocobalamina? 1 comprimido ao dia ou segundo critério médico, preferencialmente entre as refeições, com um copo de água ou suco de frutas. Não ingerir com leite ou bebidas alcoólicas.