O médico generalista é aquele que possui especialização em Clínica Geral ou em Saúde da Família. Em alguns casos, ele até pode não ter nenhuma especialização, atuando apenas com o diploma de medicina e o registro no Conselho Regional de Medicina.
O profissional generalista é, na verdade, especialista em interagir com várias áreas, já que conta com conhecimentos — bem como competências e habilidades — diversificados sobre todas elas. Dessa forma, ele apresenta uma visão sistêmica do negócio e até mesmo de sua própria profissão.
Também conhecida como Medicina Intervencionista da Dor, os principais objetivos desta área médica são reduzir e controlar a dor, ajudando o paciente a maximizar a sua funcionalidade, ou seja, sua produtividade e qualidade de vida, aspectos que ficam prejudicados nos casos de dor crônica.
Ou seja, o internista é um médico que dedica a sua atenção à pessoa como um todo e que se distingue por ser o perito na abordagem clínica exaustiva de cada doente.
Os residentes são sempre acompanhados por um professor-supervisor. A residência pode durar de dois a cinco anos, dependendo da área. De acordo com a legislação, os programas de residência médica devem ter 60 horas semanais, com no máximo 24 horas de plantão, sendo que cerca de 80% dessa carga horária é prática.
Residência– Caracterizados por ser ensino em serviço, os programas possuem carga horária de 60 horas semanais, com duração mínima de dois anos, em dedicação exclusiva. Ao todo, são 5.
Os residentes lidam diretamente com os pacientes e seus conflitos. Veem diariamente a vida e a morte. A maior parte do tempo da residência é prático, mas os estudantes ainda têm aulas teóricas e estudam bastante para, no final desse treinamento, prestarem uma prova de titulação.
Como é “ser” residente? A Residência Multiprofissional em Saúde tem duração de 02 (dois) anos, com carga horária de 5.
1. Lugar em que se reside, moradia, domicilio.
A publicação científica só conta ponto no processo de entrada da residência após publicada em revista indexada. Então, cuidado com o tempo, já que deve ser publicada antes de você tentar a prova de residência e cuidado também com a revista que você vai submeter, porque ela deve ser indexada para contar ponto.
Visando sempre o trabalho interprofissional em equipe, as Residências podem ser cursadas por bacharéis em 15 profissões: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, ...
Processo de seleção para a residência em Enfermagem
O programa tem duração de dois anos, com uma carga horária de 60 horas semanais, sendo 80% do tempo destinado a atividade prática e 20% para atividades teóricas. A carga horária total possui 5.