Segundo Foucault, a sociedade faz uso abusivo do poder através das instituições, escolas e prisões, por exemplo. A era moderna é definida através da disciplina, que nada mais é do que um meio de dominação que tem como objetivo domesticar o comportamento humano. Antes, a escola era um local de castigo. ...
15 de outubro de 1926
Desta maneira, o indivíduo moderno é, segundo Foucault, o efeito de um processo de sujeição no âmbito da normalização disciplinar - que torna a multiplicidade dos corpos marcados pela vigilância e punição e objetivados por saberes com pretensão de se tornarem ciências.
Subjetivação, basicamente, é o processo de tornar-se sujeito. Assim como a noção de sujeito, esse termo está ancorado em diferentes perspectivas nas ciências humanas. ... Para Alain Touraine (2006) o processo de subjetivação é “a construção, por parte do indivíduo ou do grupo, de si mesmo como sujeito”. (p.
A verdade para Foucault é produzida a partir das relações de poder e sofre mudanças no decorrer da história. Por isso que poder e saber estão correlacionados, porque não há poder sem saber e não há saber sem poder, ou seja, o saber acaba sendo imposto pelo poder e o poder é fruto do saber.
Para Foucault o poder é uma prática social constituída historicamente. São formas díspares, heterogêneas, em constante transformação. Constata Foucault que o poder está por toda parte e provoca ações e uma relação flutuante, não estando em uma instituição nem em ninguém.
Passo 1: Planejamento Este com certeza é o primeiro passo para ser disciplinado. Somente com esse hábito, a disciplina pode ser alcançada. Por isso, é importante planejar suas atividades e metas. Não existe uma regra, pois cada pessoa funciona de uma maneira.
Dócil, adjetivo: Que se lida com facilidade; que é fácil de ensinar e aprende facilmente; manso: cão dócil. Que assimila muito bem uma orientação; que obedece sem oferecer relutância; obediente: tinha uma filha excessivamente dócil.