«Vossa excelência», «vossa eminência reverendissima», ou «vossa santidade»? O tratamento cerimonioso, directamente em presença, relativo a um cardeal será «Vossa Eminência» ou «Vossa Eminência Reverendíssima».
Resumo sobre pronomes de tratamento Por exemplo: Você pode me emprestar sua camisa? (correto). Você pode me emprestar tua camisa? (errado). Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.
Pronomes de tratamento - Você, senhor, vossa excelência e outros
Resposta. A) V. M. - Vossa Majestade - Usado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a reis e rainhas.
Principais pronomes de tratamento e abreviações
Formas de Tratamento – O que é
3) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-se Vossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se com a autoridade). 4) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua.
pronome pessoal Que vos pertence, que vos diz respeito: este carro é vosso? Próprio ou particular de uma pessoa: vossa vontade, vossa sabedoria. ... substantivo masculino O que pertence a alguém para quem se fala, à pessoa com quem se fala (equivale ao vós). Etimologia (origem da palavra vosso).
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.
Senhor é utilizado quando o tratamento se dirige a homens, senhora é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres casadas e senhorita é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres solteiras.
Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules. Para o Presidente da República usa-se o pronome de tratamento sempre por extenso, nunca abreviado.
Os pronomes de tratamento devem sempre ser acompanhados por verbos na 3ª pessoa do singular. ex: Vossa Santidade celebrou a missa na noite de Natal. Leia mais: O que é um pronome indefinido?
Pronomes de Tratamento Quem são? São aqueles usados para se referir, de um modo respeitoso, a alguém: vossa majestade (reis e imperadores), vossa senhoria (funcionários graduados), vossa excelência (altas autoridades), vossa santidade (papa), vossa alteza (príncipes e duques).