A ética de Tomás de Aquino, assim como o pensamento ético clássico, é uma ética da perfeição e da ordem. ... Nesta perspectiva, a ação ética do ser humano é uma disposição para sua realização e perfeição como ser dotado de razão e liberdade.
Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino (1227-1274) foram, respectivamente, os maiores pensadores da Patrística e da Escolástica. Santo Agostinho valeu-se da filosofia de Platão, enquanto Santo Tomás de Aquino da de Aristóteles. ... Santo Tomás de Aquino acrescenta a noção dos universais em seus raciocínios.
São Tomas de Aquino ele cristianizou Aristóteles (pensamentos), ele usou a Razão para preparar as pessoas para a fé, para ele a fé melhora a razão, ou seja deixar a fé melhorar a nossa razão, a graça aperfeiçoa a natureza, ele tinha um lema "entender para crer", ou seja você precisa conhecer para depois crer.
Com sua teoria do conhecimento, que "convoca" a vontade e a iniciativa de cada um na direção do aperfeiçoamento, São Tomás de Aquino legou à educação sobretudo a idéia de autodisciplina. Foi essa a marca do ensino cristão, que alcançaria sua máxima eficiência, em termos de doutrinação, com os jesuítas, já no século 16.
Contra aqueles, Tomás afirma que todo conhecimento da existência de Deus provém da realidade sensível, que é efeito do poder deste. Esse conhecimento pelos efeitos não exaure o que é Deus, mas é suficiente para se chegar a concebê-lo como causa de toda e qualquer realidade.
São Tomás de Aquino, principal representante da escolástica, desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de Aristóteles seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de harmonizá-las com a filosofia.
São Tomás de Aquino defendeu a filosofia escolástica, que baseava-se no método cristão e filosófico pregado na união entre a razão e a fé. Esta filosofia foi amplamente difundida nas universidades medievais europeias. Como exemplo de obra da escolástica, escrita por São Tomás de Aquino, tem-se a “Summa Theologica“.
Tomás de Aquino foi um padre e professor católico medieval, representante do período escolástico da Filosofia. Aquino foi aluno de Alberto Magno, escolástico que o apresentou à Filosofia de Aristóteles. ... Chamado por alguns de “o príncipe da Escolástica”, Tomás de Aquino foi o principal representante desse período.
Em resumo, no Tratado da Lei temos de um lado, a lei eterna (q. ... A lei em sentido geral é definida por Tomás como uma regra, de acordo com a qual o homem deve agir, e que tem como primeiro princípio “fazer o bem e se afastar do mal” (bonum est faciendum et prosequendum, et malo vintandum, ST I-II, q.
Segundo a Doutrina Espírita, a lei divina (ou lei natural) abrange as leis físicas e as leis morais. As leis físicas são as leis do mundo natural material. São objeto de estudo e compreensão das várias ciências existentes, como a Física, Química, Biologia, Astronomia, etc..
As leis humanas são, assim, definidas por meio de acordos que a própria sociedade estabelece. Dessa forma, algo que é proibido por lei em determinado país, pode não ser em outro. Quando nos referimos a leis, é comum se mencionar as chamadas 'leis da física' ou 'leis da natureza'.
Santo Tomás afirma ser a monarquia o regime ideal, pois Deus o criador e regente de tudo é um, toda a multidão e o mais deriva de um, sendo que o regime natural é o de um só governante, que mesmo que possa desvirtuar-causará menor mal que no caso do governo de muitos que venham a cair no desvirtuamento.
No Brasil ele se apresenta de forma implícita, mas justificado pelo não cumprimento do contrato constitucional por parte do governante, podendo ser instrumentalizado através de vários meios legais como: direito de petição, habeas corpus, mandado de injunção, ação popular, plebiscito; meios legais, mas contrários a ...