Os musgos são pequenos e vivem somente em lugares úmidos por que não apresentam vascularização (vasos lenhosos) que possibilite o transporte de água e nutrientes para grandes ramificações, por exemplo. Assim, as células desses musgos "repassam" nutrientes e água célula à célula por meio de difusão.
As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...
Podemos afirmar que os gametas masculino dos musgos chega até os gametas femininos mediante o uso das suas estruturas móveis, chamadas de flagelos. sabe-se que os gametófitos masculinos produzem gametas móveis possuidores de flagelos, chamados de anterozoides.
O anterídio é responsável pela produção dos gametas masculinos conhecidos por anterozoides. ... Os arquegônios são estruturas multicelulares que produzem apenas uma oosfera (gameta feminino) — uma estrutura imóvel, diferentemente dos anterozoides.
O ciclo haplodiplobionte nos musgos Existem órgãos especializados na produção de gametas chamados gametângios e que ficam localizados no ápice dos gametófitos. O gametângio masculino é o anterídio e seus gametas, os anterozoides. O gametângio feminino é o arquegônio que produz apenas um gameta feminino, a oosfera.
Nas gimnospermas, o grão de pólen é produzido nos chamados estróbilos, e, nas angiospermas, é produzido nas flores, mais precisamente na antera. Após ser produzido, ele é transportando até o local onde se encontra o gameta feminino, e esse transporte é conhecido como polinização.
No processo de reprodução, os cones masculinos liberam esporos, também de grãos pólen, que se espalham através do movimento dos ventos até encontrarem os cones femininos, que produzem a oosfera, formando um zigoto. Assim, no interior da pinha são formados os pinhões, produtos dos óvulos fecundados.
A polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. ... Das espécies conhecidas de plantas com flores, 88% dependem, em algum momento, de animaispolinizadores.
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
Agentes polinizadores