A falésia é esculpida naturalmente devido à ação constante do bater das águas (seja do mar ou da chuva). Durante um longo período de tempo, as falésias acabam por formar os paredões quase perfeitos. Origina-se, assim, altas costas, penhascos e cumes alto, resultante da erosão provocada pelo mar.
As falésias são formações ocorridas no litoral. Geralmente, a causa desse fenômeno é o encontro abrupto ou o choque entre as águas do mar e a terra firme, somado à ação do vento, que vai moldar a região ao longo de milhares de anos.
Há lugares para visitar nas regiões Sul e Nordeste do país. As falésias, paredões encontrados no litoral, deixam qualquer praia mais bonita. No Brasil, há diversas praias com esse tipo de formação rochosa. Conheça cinco delas abaixo.
Do Amapá ao Rio de Janeiro predominam as falésias avermelhadas, formadas a partir de terrenos de arenito. Já no sul do país, são mais comuns as falésias escuras, talhadas em granito. Além das encostas próximas ao mar, os geólogos também estudam paredões a até 2 quilômetros da costa (as chamadas falésias mortas).
nas encostas dos continentes, o mar deposita seus sedimentos, sejam do fundo do mar ou de outra praia. O mar carrega esses sedimentos até achar algum lugar para depositá-los, no caso, a costa dos continentes, formando as praias.
Uma praia (do latim tardio plagia) é uma formação geológica composta por partículas soltas de mineral ou rocha na forma de areia, cascalho, seixo ou calhaus ao longo da margem de um corpo de água (rio ou oceano), seja uma costa ou praia fluvial. Também é conhecida como fralda do mar ou pancada do mar.
A areia que você vê na beira do mar nada mais é do que um tipo de "pó de pedra" formado pela erosão de rochas ao longo de milhões de anos, trazido aos poucos para o litoral por córregos e rios. O tipo de rocha que dá origem à areia determina a cor do grão.
Resposta: Erosão Marinha: causada pelo desgaste de rochas e solos litorâneos pela água do mar, contribuindo para a formação de praias e de paisagens costeiras, tais como as falésias.
A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.