Estes são músculo interósseos plantar e dorsal, tendão do tibial posterior e fibular longo, sendo que, estes dois últimos já foram mencionados anteriormente. Os músculos interósseos plantares se encontram medialmente ao flexor curto do V dedo e são compostos por três partes.
Nervo: tibial, plantar medial, plantar lateral, digital plantar comum, fibular profundo. Ramo: plantar profundo, ramo perfurante artéria fibular, ramo lateral nervo do tornozelo, nevo fibular superficial. Arco: plantar.
Os nervos localizados na parte inferior dos pés e dos dedos dos pés (nervos interdigitais) deslocam-se entre os ossos dos dedos dos pés. A dor na planta do pé pode ser causada por uma irritação persistente dos nervos.
Pode-se colocar o pé em duas bacias, uma com água quente e outra com água gelada, com gelo dentro. Permanecendo três segundos na água quente e um segundo na água gelada, conforme ilustrado na figura acima. Deve-se começar e terminar com a água quente.
Como tratar
Quando há um corte e o paciente não distingue dois pontos com mais de 10 milímetros de distância entre eles, sabe-se que o nervo está rompido completamente. Outro teste que pode ser usado, principalmente para os pacientes pediátricos ou de difícil colaboração, é colocar a extremidade numa bacia com água.
A polineuropatia hereditária sensitivo-motora é uma altera- ção encontrada nos nervos periféricos resultando em déficit da função sensorial e motora.
Carlos Eduardo Altieri informa que a neuropatia periférica tem mais de 90 causas, sendo as mais comuns: Inflamações nos nervos após lesões ou esforços repetitivos. Toxicidade por mercúrio, agrotóxicos, chumbo, entre outros. Metabólicas (diabetes, alcoolismo, hipotireoidismo).
As neuropatias hereditárias sensitivo-motoras são um grupo heterogêneo de desordens dos nervos periféricos com uma grande prevalência. Elas têm uma grande variabilidade fenotípica e clínica entre os membros de uma mesma família e entre famílias.
Nervo Comprimido ou Nervo Pinçado – Conheça os Sintomas de uma Compressão Nervosa. Um nervo comprimido acontece quando algo coloca muita pressão em um dos seus nervos, seja nos ossos, cartilagens, músculos ou tendões. Isso interrompe a capacidade de funcionamento do nervo, causando dor e vários outros sintomas.