Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Preto Velho Quimbandeiro, é aquele que tem facilidade de lidar com magia, como Pai Cipriano, Pai Benedito e Vovó Catarina.
Significado de Quimbandeiro substantivo masculino Praticante de quimbanda. Feiticeiro; pai de quimbanda. Etimologia (origem da palavra quimbandeiro). Quimbanda + eiro.
Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café. Faça a oração abaixo.
A feijoada típica dos brasileiros tem origem nas festas dos pretos velhos nas fazendas de café. ... Mas é no dia 13 de maio, quando se oferece a comida típica dos pretos velhos, a tradicional feijoada, que essas entidades mais aparecem, sendo reverenciadas pelos umbandistas e hoje já integrados até nos cultos do candomblé.
Oferendas
Ritual para pedir proteção aos Pretos-Velhos "Glorioso São Benedito, grande Confessor da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos!
A vela pode ser acesa ao orixá em qualquer cômodo da casas exceto no banheiro. Pode ser em mesa comum ou móvel com altura acima da cabeça. Tomar sempre cuidado para não provocar incêndios e nem deixar a vela queimando sozinha sem supervisão.