Prototipação no Design Thinking, nada mais é do que trazer nossas ideias para o mundo físico. A representação primária de uma ideia. É a possibilidade de se errar quantas vezes for necessário e com agilidade antes do produto ou serviço final. Prototipação no Design Thinking é para ser rápido, sujo e barato.
Uma das grandes vantagens dos softwares de prototipação é que eles são projetados especificamente para esse fim, para que forneçam o equilíbrio perfeito entre funcionalidade, curva de aprendizado e facilidade de uso.
Em um processo de inovação, a prototipação é uma etapa fundamental, pois estimula inovações ao experimentar e testar as ideias. A confecção de modelos físicos também constitui um excelente meio para apresentar o novo produto aos consumidores potenciais e outros profissionais da empresa.
Prototipagem de software é um processo interativo de geração de modelos de software que faz parte da análise do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. ... Um processo que propõe a criação de um protótipo de software objetiva apoiar a fase levantamento de requisitos a fim de prevenir as possíveis falhas no sistema.
Como Modelo evolucionário do processo de software, uma característica da prototipagem é: a) independer do estabelecimento e da definição de requisitos.
Os modelos evolutivos são caracterizados por iterações, o que possibilita o desenvolvimento de várias versões do produto. Estas versões são colocadas em produção e os requisitos sofrem constantes refinamentos. É importante salientar também que as versões, quando implantadas, podem gerar novos requisitos.
Com vimos, segundo os ensinamentos de Sommerville, as quatro atividades que devem estar incluídas em qualquer processo de software são: especificação, projetos e implementação, validação e evolução.
É possível adotar uma combinação de processos complementares de acordo com as necessidades do projeto e da organização. ... Decisões como o cancelamento de um projeto podem ser tomadas com base em estimativas de custo e prazo necessários para desenvolver um determinado sistema de software.
O ciclo de vida de um software é uma estrutura que indica processos e atividades envolvidas no desenvolvimento, operação e manutenção de um software, abrangendo de fato toda a vida do sistema. Neste ciclo, existem modelos que definem como o software será desenvolvido, lançado, aprimorado e finalizado.
Como processo de desenvolvimento iterativo, podemos entender a atividade em que a criação de um software é realizada por meio de progressos sucessivos. ... O desenvolvimento incremental, por outro lado, é aquele em que o software é entregue separadamente — ou seja, por pedaços, que são chamados de incrementos.
A iteração também permite mudanças tecnológicas durante o processo. Se alguma tecnologia é alterada ou se torna um padrão conforme aparece uma nova, o projeto poderá aproveitá-la. Particularmente, esse é o caso de mudanças de plataforma e de infra-estrutura de nível inferior.