Ambas foram convenções para discutir o clima, o meio ambiente, a biodiversidade e as mudanças que poderiam vir a ocorrer. O Rio +20 é a comemoração de 20 anos da Eco-92, então ambas tem muito em comum principalmente no que se toca ao tema de enetndermos as necessidades práticas do meio e da socidade.
Na conferência de Estocolmo foram abordados temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar. ... Essa conferência foi muito importante, pois pela primeira vez o mundo se direcionou para o volume da população absoluta global, a poluição atmosférica e a intensa exploração dos recursos naturais.
A Eco-92 foi um marco histórico – a maior conferência já realizada no planeta, com a presença de delegações de 178 países. Seu ineditismo fez com que o encontro resultasse em documentos-referência, e a continuação de sua agenda é um dos objetivos da Rio+20.
Considerado um dos maiores eventos organizados pela ONU, o Rio+20 ocorreu entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 em diversas partes da cidade do Rio de Janeiro. Os principais temas abordados foram: desenvolvimento sustentável, economia verde, inclusão social e pobreza.
Em relação à qualidade do progresso social, 47% da geração ECO-92 percebe avanços, em comparação aos 50% dos mais jovens e 59% dos mais velhos. Por último, apenas 46% da geração em questão aprova a evolução dos cuidados com os recursos naturais e o meio ambiente, diante de 55% dos mais jovens e 56% dos mais velhos.
O objetivo principal da Conferência seria rever as metas propostas pela Agenda 21 e direcionar as realizações às áreas que requerem um esforço adicional para sua implementação, porém, o evento tomou outro direcionamento, voltado para debater quase que exclusivamente os problemas de cunho social.
No encontro, foram analisadas metas para o controle das emissões de CO2 na atmosfera, bem como para a criação de parâmetros para a proteção da biodiversidade, entre eles o uso sustentável de florestas e a compensação (através de royalties), para países pobres, pelo uso de seus recursos naturais.
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.