Ansiedade é um problema muito sério que pode levar a depressão e até suicídio, enquanto preocupações costumam ser pontuais e terem causas específicas. É muito importante entender as diferenças entre preocupação e ansiedade, pois isso impacta em nossa saúde mental e qualidade de vida.
Nos momentos de ansiedade, podem surgir sintomas físicos que vão além das dores musculares:
Principais sintomas da Ansiedade Generalizada
Sintomas da crise de ansiedade
O que fazer numa crise de ansiedade
Nos transtornos, tanto o medo quanto a ansiedade são desproporcionais e persistentes, afetando diretamente a saúde e qualidade de vida de quem o possui.
Sintomas de ansiedade Mas a ansiedade afeta o nosso corpo, mente e desempenho de várias formas: Sintomas emocionais: tristeza, nervosismo, irritabilidade, Sintomas fisiológicos: coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia.
Os principais Transtornos de Ansiedade são: Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Distúrbio de Ansiedade Generalizada.
De 3 a 11 – Nível de ansiedade baixo. Seu nível de ansiedade está dentro do normal, suas reações na maioria das situações estão dentro do esperado. De 11 a 26 – Nível de ansiedade médio. Há dias melhores e piores, mas para você os piores podem estar se tornando rotina.
A ansiedade leve é aquela considerada normal, ou seja, que todas as pessoas têm no curso de suas vidas. É ativada quando ocorre uma situação que gera tensão, insegurança ou medo.
15 dicas práticas para controlar a ansiedade
Revisado em: O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo. A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.
A ansiedade é uma terminologia geral usada para caracterizar várias doenças que têm sintomas comuns: nervosismo, medo e preocupação acima da média. Esses, por sua vez, afetam diretamente a maneira como as pessoas vivem e se relacionam, podendo ter manifestações mentais e físicas.
Já no ataque de pânico há uma supervalorização de alguns sinais vitais, com sensação de falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos, que levam a pessoa a uma ansiedade extrema em que há uma sensação de morte eminente.
Sintomas físicos da ansiedade:
As crises de ansiedade tem um influxo temporário, com picos e relaxamento. Ninguém fica em pico de ansiedade, em crise, por dias, organismo algum suportaria tal descarga. Entretanto, uma pessoa pode num prazo de uma semana ter inúmeras crises, com intervalos entre elas.
Porque estou tendo crises de ansiedade? A ansiedade pode se tornar exagerada por causa de aspectos genéticos, traumas psicológicos ou situações atuais estressantes. Assim, o problema costuma afetar pessoas que sofrem por algo do passado ou que estão expostas a contextos difíceis no presente.
Sim, recaídas são normais. Ocorrem principalmente quando ainda não se conhece mais profundamente as origens biopsicossociais da ansiedade. Por isso é importante continuar a psicoterapia mesmo com a remissão desse sintoma.
O tratamento mais eficaz para TAG é a combinação de medicação e psicoterapia, porém cada caso é um caso. Converse com seu terapeuta sobre suas dificuldades. Transtorno de ansiedade generalizada responde bem ao tratamento, mas 02 meses, ainda é uma fase inicial do tratamento. Converse com seu psiquiatra.
Normalmente, o remédio passa a ser recomendado na fase dois, quando o distúrbio traz, por exemplo, prejuízos no trabalho, com baixa no rendimento, e na vida socioafetiva.