Este hábito pode favorecer a entrada de vírus e bactérias que vão diretamente para a garganta, causando infecção na região. Tomar friagem: a friagem corporal pode afetar nosso sistema imunológico e aumentar as chances de um quadro infeccioso viral, que dentre outros sintomas, podem provocar a dor de garganta.
Os calafrios são como arrepios que causam contrações e relaxamento involuntário dos músculos de todo o corpo, sendo um dos mecanismos do organismo para gerar mais calor quando se sente frio.
A exposição a ele realmente favorece o aparecimento de infecções respiratórias agudas, mas não pelo fato de baixar a temperatura do ambiente (o ar quente exerce o mesmo efeito deletério), e sim porque o ar condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas.
Sintomas do choque térmico Os sintomas mais comuns são a tontura e o rosto gelado, mas também podemos ver tremores, hipotensão ou hipertensão arterial e a própria paralisia facial.
"O contato do corpo quente com a água fria pode provocar, principalmente, arritmias, além de dificuldades respiratórias e oscilações da pressão arterial. Pessoas com problemas de coração e pressão têm que tomar muito cuidado, inclusive com ducha fria após sauna", alerta Sampaio.