No ponto de equilíbrio, também chamado de break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, o lucro da empresa é zero, ou seja, é quando os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas fixas e variáveis, mas ainda não sobra nada para o empresário e seus sócios.
O objetivo do Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) - ou Ponto de Equilíbrio de Caixa - também é o de apresentar o valor total de vendas necessário para a organização pagar as contas e ter lucro a partir desse valor.
Equilíbrio financeiro é um conceito utilizado em administração e finanças para análise da estabilidade de uma empresa e não é mais do que um ajustamento do fluxo de caixa. ... O equilíbrio financeiro implica também que o activo circulante seja superior ao passivo circulante.
Mas a verdade é que calcular o Ponto de Equilíbrio de um negócio é uma tarefa bastante simples. Para isso, basta que o gestor subtraia os Gastos Fixos do negócio pelos Gastos não Desembolsáveis multiplicado pela Margem de Contribuição.
A fórmula então é: Margem de contribuição = preço de venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis). Veja abaixo as fórmulas do cálculo: Contábil = Custo e despesas fixas / Margem de contribuição.
Para calcular o lucro operacional, é utilizado a seguinte fórmula: Lucro operacional = Lucro Bruto – Despesas operacionais – Receitas operacionais.