Quando as terminações nervosas detectam uma queda na temperatura, além da sensação subjetiva de frio e arrepios, surge uma vasoconstrição (diminuição do calibre) dos vasos sangüíneos principalmente da pele. Por isso a pele fica fria.
Porque a diminuição da temperatura provoca a contração dos vasos do corpo. Todos eles se contraem, mas nas extremidades o efeito é maior porque estão mais expostos ao frio. Em conseqüência, a quantidade de sangue que chega a essas regiões diminui muito.
Em casos de hipotermia leve, com a manifestação apenas de tremores de frio, a recomendação é agasalhar e ingerir alimentos quentes, como sopa ou chá. Porém, se a temperatura não começar a se elevar e o paciente piorar, apresentando confusão mental, por exemplo, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente.
A temperatura corporal considerada normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia, perdendo o calor natural e exigindo cuidados.
5 Maneiras De Resfriar Um Quarto Muito quente