A embalagem inteligente funciona capturando o etileno, um hormônio de crescimento produzido naturalmente pelas plantas, reduzindo a sua concentração nas imediações da fruta e retardando seu amadurecimento. ... Estas embalagens tem sido usadas na exportação de frutas de alto valor agregado.
A água é, por norma, o principal constituinte dos alimentos e simultaneamente o solvente mais importante, permitindo que os restantes constituintes se tornem solúveis de modo a poderem ser transportados, absorvidos ou expelidos do interior das células.
O processamento térmico resulta em perdas variáveis, por vezes consideráveis, de carotenoides. As reações aqui envolvidas são a isomerização E-Z e a oxidação. ... Reações posteriores levam à formação de diferentes radicais de proteínas e derivados hidroxilados que causam a carbonilação de proteínas.
Reação de Maillard é uma reação química entre aminoácido ou proteína e um carboidrato redutor, obtendo-se produtos que dão cor e sabor aos alimentos. Enquanto a Reação de Caramelização ocorre uma desidratação,condensação e polimerização do carboidrato.
Um açúcar redutor é qualquer açúcar que, em solução básica, apresenta um grupo carbonílico livre aldeído (derivado de uma aldose). ... Disto segue que o açúcar atua como um agente redutor, por exemplo na reação de Maillard e reação de Benedict. Os principais açúcares redutores são glicose, maltose e lactose.
Descascar o inhame, cortá-lo em pedaços pequenos e colocar numa bacia com água e sal para não escurecer. Cozinhar em panela aberta com água cobrindo até ficar no ponto de colocar o palito e estiver cozido, mas sem desmanchar muito. Escorrer a água e voltar ao fogo baixo só para secar bem.
Há algumas maneiras de prevenir a modificação das cores das frutas: – Esfregando a parte externa da polpa com gotas de limão; – Mergulhando a fruta em água com suco de limão; – Colocando a fruta imediatamente em uma calda de água e açúcar (é, isso mesmo: água + açúcar!).
O escurecimento enzimático é uma reação entre o oxigênio e um substrato fenólico, catalisado pela enzima polifenoloxidase, sem envolver carboidratos. Já o escurecimento não enzimático ocorre uma reação de condensação do grupamento carbonila do açúcar redutor e o grupamento amínico do aminoácido, peptídeos e proteínas.