As larvas do mosquito-palha, vetor da leishmaniose, se alimentam de matéria orgânica, como lixo doméstico (restos de comida), frutos apodrecidos, folhas de árvores, vegetais em decomposição e fezes de animais.
Isso desencadeia os sintomas do outro tipo existente da infecção, a leishmaniose visceral. São eles, anemia, perda de peso, queda de pelo, febre, fraqueza, problemas renais, crescimento exagerado das unhas, dificuldade de locomoção, lesões oculares e diarreia.
Prevenção
Um focinho seco pode simplesmente indicar que um cão acabou de acordar de uma soneca ao sol ou perto de um aquecedor ou que seu amigo de quatro patas precisa beber água devido à desidratação leve. Mas às vezes o focinho seco de um cão pode ser um efeito colateral de um problema médico, como: Uma queimadura solar.
Umedeça um algodão e passe na secreção nasal, para retirar o que está seco perto do nariz. Muitas vezes, ao fazer isso, o animal já consegue respirar um pouquinho melhor. Depois de limpá-lo, leve-o ao médico-veterinário.
Nada de usar o seu creme de hidratação no cachorro, pois alguns componentes do hidratante humano podem agredir a pele do cãozinho. O hidratante para cachorro é mais suave, sem cheiro e livre de ingredientes que possam causar alergias e irritação.
Pelos brilhosos Adicionar ovos mexidos à comida de seu cachorro uma vez por semana deixará o pelo super brilhoso. Além disso, o ovo é um alimento saudável que ele vai adorar. Mas atenção! Ovos crus, nem pensar, pois podem estar contaminados com salmonela.
Como hidratar a pele do meu cachorro