Como soldar alumínio com acetileno
A soldagem de alumínio consiste em ligar dois componentes metálicos (o alumínio e o tungstênio) através da fusão de ambos pelo derretimento dos metais. ... Sendo assim, o ato de soldar alumínio exige que se tenha as ferramentas certas, cautela, paciência e um pouco de experiência.
O eletrodo de alumínio possui um revestimento que absorve facilmente a umidade, portanto é importante armazenar em local seco. Deve-se utilizar equipamento com corrente contínua (retificadores, inversores e geradores) e com o eletrodo no pólo positivo.
Para preservar os eletrodos revestidos inalterados por longos períodos, é conveniente mantê-los na latas originais de embalagem fechadas, na posição vertical, colocados sobre estrados de madeira (pallets), e mantidos em ambientes não úmidos.
ESTUFAS E FORNOS PARA ELETRODOS
A soldagem de manutenção e reparo apresenta aspectos diferentes, sendo que seu principal objetivo é manter em funcionamento as linhas de produção, recuperar rápida e economicamente toda a peça ou equipamento cuja a substituição tenha custo elevado e muitas vezes impossível.
Quais são os 12 principais EPIs para soldador?
É durante a soldagem de produção que são preparados corpos-de-prova soldados com parâmetros adequados. ... Diferente da soldagem de produção, na soldagem de manutenção existem restrições e limitações que são agravadas pela rapidez com que deve ser efetuada a recuperação do componente.
é necessário verificar se estão envolvidos na recuperação os seguintes fatores: · pré-usinagem; · deformação; · seqüência de soldagem; · pré e pós-aquecimento; · tratamento térmico pós-soldagem; · desempeno; · pós-usinagem. Com esses cuidados, o que se deseja é eliminar as causas e não só os efeitos.
Os agentes químicos envolvidos no uso da solda oxiacetileno ameaçam diretamente o sistema respiratório e a pele dos operadores. O grande risco está na inalação dos gases, dos metais e do chamado “fumos de solda”, o pó tóxico resultante da brasagem. Há ainda a exposição à radiação infravermelha e ultravioleta.
Eles apresentam riscos especiais. Todo cilindro de gás comprimido contém uma grande quantidade de energia. ... Os gases por si só já são perigosos porque podem causar incêndios, podem ser tóxicos e podem ser corrosivos. Esta é a razão pela qual devemos tratar com cuidado todos os gases comprimidos.
A energia elétrica para soldagem pode ser gerada pela própria fonte no local de soldagem (fontes geradoras) ou obtida de uma rede de distribuição e transformada pela fonte (fontes conversoras). Em ambos os casos, a energia elétrica pode ser fornecida para soldagem na forma de corrente alternada (CA) ou contínua (CC).
As fontes principais utilizadas na soldagem de metais, como fornecedoras de calor, são: chama oxiacetilênica; arco elétrico. As Figuras 5 a 7 apresentam os dois tipos de fontes de calor com suas características.
TOCHA TIG DE ARRASTE: É um sistema em que a abertura do arco elétrico se dá por scratch (do inglês riscar). ... Desta forma, o arco elétrico se abre direto na tocha, sem necessidade nenhuma de contato com a peça a ser soldada. Porém esse sistema só funciona em maquinas de solda especiais que tenha sistema alta frequência.
O arame para solda MIG é um tipo de eletrodo não revestido, alimentado à poça de fusão, protegido por um gás de proteção....Características: