Vantagem competitiva é o diferencial que a sua empresa oferecerá aos seus clientes, se destacando da concorrência e obtendo resultados mais atrativos. Ele contribui para gerar valor ao seu público, além de permitir um maior conhecimento sobre o mercado e sobre a sua própria empresa.
Segundo Philip Kotler, a vantagem competitiva de uma empresa diante dos seus concorrentes acontece quando o seu produto ou serviço é oferecido aos consumidores com valores mais baixos, além de qualidades e características superiores as dos outros fabricantes do mesmo segmento.
O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima. A logística reversa esta associada ao desenvolvimento sustentável.
A logística reversa apresenta diversos pontos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, já que promove uma consciência sustentável, além do consumo responsável (no caso da pós-consumo). Existem ainda benefícios para as empresas que buscam o lucro.
5- FATORES CRÍTICOS QUE INFLUENCIAM A EFICIÊNCIA A concepção de um projeto eficiente de Logística Reversa deve levar em consideração os seguintes pontos: viabilidade de crédito; sistema de coleta adequado; processamento do material coletado e sistema de reutilização dos materiais gerados pelo reprocessamento.
Por tudo isso, é válido entender quais são as três etapas básicas da logística reversa:
Dentre os problemas de performance mais comuns, podem ser citados as avarias de transporte e os defeitos em garantia, enquanto os comerciais são os erros de pedido, a limpeza de canal nos elos da cadeia de distribuição, os excessos de estoques, o fim de estação, o fim de vida comercial do produto, os estoques obsoletos ...
Relação custo/benefício vantajosa – apesar dos custos com a estruturação de uma logística reversa os benefícios ( ambientais , boa imagem no mercado, etc.) são positivos; 5. Aumento significativo nos lucros da empresa – uma vez bem estruturada a prática de reutilização de materiais ( alumínio, aço, computadores, etc.)
A logística reversa é um instrumento econômico e social que viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, de forma que eles possam ser reaproveitados no ciclo produtivo ou devidamente encaminhados para um local de descarte ou tratamento.
A Logística Reversa também conhecida pelo Logística Inversa, é uma área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, onde se busca reaproveitar materiais ou ainda realizar o seu descarte de forma apropriada com o intuito de colaborar para a preservação ambiental.
Os 5 maiores desafios da Logística Reversa
As principais dificuldades apresentadas para utilização da ferramenta de logística reversa foram: contratação de empresas que estejam habilitadas a executar o ciclo de logística reversa; aplicabilidade das leis, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, adequação de contratos de fornecimento de produtos e serviços ...