Os documentos que fazem parte do Sistema de Gestão da Qualidade devem ser controlados para assegurar a disponibilidade de requisitos corretos. O controle de documentos deve incluir uma série de atividades específicas. A aprovação anterior ao uso é necessária a fim de assegurar a adequação dos documentos.
Qualidade e controle na elaboração e revisão de documentos técnicos. ... Criar um procedimento para estabelecer a sistemática para o controle, elaboração e alteração de documentos (Manuais, Planos, Programas e Procedimentos) de modo a controlar e padronizar a qualidade da documentação emitida.
Dicas para emissão e controle de documentos
Os documentos da qualidade são documentos que orientam e determinam como os processos da empresa devem ser conduzidos, de forma a manter as disposições planejadas.
O Manual da Qualidade é um documento que formaliza o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas e documenta seu funcionamento de maneira clara, demonstrando como a empresa age para garantir a qualidade de seu produto ou serviço.
Cada fase do processo de qualidade alimentar tem como objetivo principal atender e assegurar a saúde do consumidor, evitando que ele contraia qualquer enfermidade. ... O controle de qualidade na indústria de alimentos visa principalmente atender às necessidades explícitas e implícitas do consumidor.
A organização da matéria-prima contribui para o controle dos parâmetros de segurança dos alimentos, incluindo os perigos biológicos (ex: limites de microrganismos indicadores, patógenos e deteriorantes), químicos (ex: níveis de teor de metais pesados, sulfito) e físicos (ex: tamanho ou material estranho, como pedra, ...
Uma ferramenta que visa garantir que os padrões de qualidade sejam seguidos e que os alimentos sejam realmente seguros. Trata-se de um conjunto de medidas que deve ser aplicado em todo o fluxo de produção. Garantindo, assim, a higiene sanitária, a integridade dos alimentos e a segurança em seu consumo.
O controle e regulação dos alimentos contemplam uma série de ações que buscam garantir a promoção da alimentação adequada e saudável e a proteção à saúde da população, dos pontos de vista sanitário, biológico, tecnológico e nutricional, respeitando sempre o direito de escolha individual.