Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. ... É um texto informativo e, portanto, não literário.
A religião literárias não é apenas um conjunto de regras e dogmas, mas é narrativa, poesia, texto e literatura. Os textos sagrados são também textos literários, e textos literários também podem contribuir para a reflexão do universo religioso.
Livros sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus. Também são, muitas vezes, referenciados como sagradas escrituras ou, simplesmente, escrituras. Entre os mais antigos, estão o Rigveda, do hinduísmo, que terá sido redigido entre 1500 e 1 300 a.C..
Os hebreus eram um povo da Antiguidade que, segundo a narrativa bíblica, teria suas origens na Mesopotâmia. Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.
O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.
Além de serem considerados os primeiros registros literários da civilização indo-europeia, os Vedas são também os livros mais sagrados da Índia. Trata-se de uma série de escrituras originais dos ensinamentos hindus, que contém conhecimentos espirituais sobre a vida em todos os seus aspectos.
Hinduísmo Védico