A aplicação da moxabustão tem duas finalidades básicas: de aquecer o Qi e sangue (Xue) para tratamento das doenças provocadas pelo frio e umidade e a de evitar a penetração destes quando a energia vital enfraquece, sendo indicada também para situações de deficiência de energia em doenças crônicas.
Como é feita Nas sessões de moxabustão coloca-se o bastão aquecido em pontos específicos da pele, dependendo do problema de saúde da pessoa e, geralmente, as aplicações começam a ser feitas pela parte da frente do corpo, ajudando a liberar os canais de energia, chamados de meridianos.
Das indicações da moxabustão podemos citar:
A técnica de gengibre com moxa, então, é utilizada para “tirar” calor do corpo. ... Ela consiste na colocação de uma rodela de gengibre, podendo ser batata, sal, alho ou cebola também, e moxa, erva artemísia usada pela medicina chinesa para manutenção do calor no corpo.
Propriedades terapêuticas. A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.
A moxa é utilizada com a aplicação direta do pó de artemísia (erva-de-são-joão) no ponto desejado. Queima-se o cone do pó de cima para baixo até que o cliente perceba o calor na pele. Pode-se repetir as aplicações de três a cinco vezes, sendo comum também o uso de alho e gengibre entre a base do cone e a pele.
A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.
Geralmente, este tipo de terapia não causa nenhum efeito colateral, pois é um procedimento natural e não provoca dor, entretanto, algumas pessoas podem apresentar alergia aos produtos utilizados, assim como, ter tosse por causa da fumaça eliminada pela queima das substâncias do bastão.
A moxa é uma técnica não invasiva e utiliza o calor gerado pela química da erva artemísia no tratamento de dores musculares induzindo ao relaxamento, diminuição da rigidez muscular e provocando um aumento local da circulação sanguínea,causando tbm um efeito positivo no sistema imunológico.
Eletroacupuntura é uma modalidade terapêutica neuromodulatória, que utiliza pequenos estímulos elétricos aplicados a duas ou mais agulhas inseridas em pontos de Acupuntura.
A eletroacupuntura é um tratamento que usa a acupuntura como base, ramo da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos.
Esses pontos podem ser estimulados através de agulhas, aquecidos com o calor produzido pela erva Artemísia vulgaris, ventosas, estímulos elétricos, sementes, imãs, esferas de aço, ouro ou prata, cristais, pressão com os dedos, stiper (com pastilhas de silício), laser e feixes de luz.
O número de tratamentos depende da condição de cada indivíduo, bem como da resposta de cada um à acupuntura. Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em alívio da dor. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento.
5 benefícios da acupuntura para a saúde do cérebro