Resposta:A Lei Eusébio de Queirós (Lei nº 581), promulgada dia 4 de setembro de 1850, proibia o tráfico de escravos.
Lei Feijó
Pretendendo retardar o mais possível a eliminação dessa força trabalhadora e aliviar a pressão inglesa, o governo promulgou, em novembro de 1831, uma lei proibindo o tráfico negreiro para o Brasil, declarando livres os escravos que aqui chegassem e punindo severamente os importadores.
Resposta. Pois a Inglaterra pressionou o Brasil para abolir o tráfico negreiro, porque a escravidão se tornou inviável em um mundo capitalista, pois escravo não consome mercadorias. O Brasil então sancionou uma lei que abolia o tráfico negreiro, porém ele continuava da mesma forma.
Pra inglês ver: essa famosa expressão tem como significado fingir que fez algo ou fazer mal feito. Ela surgiu na primeira metade do século 19, quando a Inglaterra, por interesses econômicos, tentou abolir a escravidão no mundo. ... Era uma encenação “para inglês ver”.
Lei Eusébio de Queirós
Essa lei acabava com o tráfico de escravos, pois na lei dizia que qualquer navio que transportasse escravos no Oceano Atlântico deveria ser preso pelos ingleses.
As consequências da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos para o Brasil, seriam o prejuízo dos latifundiários, que "dependiam" da mão de obra escrava para ampliarem os seus ganhos, mas estas consequências foram rapidamente aliviadas com a promulgação da Lei de Terras, que reorganizou o poder dos ...