Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias
O romance de Manuel Antônio de Almeida, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro. A história se passa no começo do século XIX, ocasião em que a família real portuguesa se refugiou no Brasil.
Castro Alves
As principais características do Condoreirismo são:
A Terceira Geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento de liberdade e igualdade. Não pare agora... ... É possível notar que, diferentemente das gerações anteriores, Castro Alves corporifica mais o amor, dando-lhe um toque de erotismo ao descrever seu desejo de estar junto com o ser amado.
O escritor Mário de Andrade tem obras de romances, poemas e críticas. Como destaque, o romance modernista "Macunaíma" (1928), considerado obra-prima da literatura brasileira. A partir da história de um índio que leva nome da obra, o autor trata das tradições orais e folclóricas do povo brasileiro.
Após a Semana de 22 coube aos artistas modernos a tarefa de anunciar que projeto estético pretendiam divulgar. Essa fase, chamada por alguns de heroica, é uma fase de afirmação, sem, contudo, ser alcançar unidade entre as diversas correntes e manifestações que surgem.