força ou efeito exercido sobre o indivíduo pelas normas sociais.
O fato social, objeto de estudo da Sociologia segundo Émile Durkheim, é constante e ao mesmo tempo anterior e exterior ao individuo, ou seja, o individuo é sempre coagido pela sociedade, que exerce toda sua força sobre as ações e pensamentos individuais.
A ação racional com relação a fins refere-se às ações tomadas com um fim específico em mente, isto é, o autor busca atingir um objetivo e age racionalmente para atingi-lo. Já a ação racional com relação a valores refere-se a ações que são tomadas segundo os valores morais do sujeito que a pratica.
Ele constrói quatro tipos puros de ação social: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação tradicional e a ação efetiva. ... O sociólogo deve compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado social.
A Sociologia Analítica de Max Weber foi responsável por trabalhos que buscavam entender diversos fenômenos sociológicos do mundo moderno ocidental. ... A racionalidade ou a racionalização, para Weber, possui aspectos distintos que se diferenciam a partir do contexto nos quais eles são observados.
Karl Marx (1818-1883) foi um filósofo, ativista político alemão, um dos fundadores do socialismo científico e da Sociologia. A obra de Marx influenciou a Sociologia, a Economia, a História e a até a Pedagogia.