Para reestabelecer a pressão negativa intrapleural é necessário um selo para o dreno torácico (sistema de drenagem subaquática) que impeça a entrada de ar vindo de fora. Existem vários tipos de sistemas de drenagem (uma, duas ou três câmaras).
Como é feito o tratamento
COMO LIDAR COM OS DRENOS O primeiro passo é limpar a área do curativo com solução fisiológica, mantendo com uma pinça ou uma gaze o dreno de Penrose em posição. Após a limpeza da pele e da ferida, se houver necessidade, aplica-se uma substância antisséptica sobre a pele e, logo após, o medicamento tópico indicado.
II – CURATIVO COM DRENO a) O curativo do dreno deve ser realizado separado do da incisão e o primeiro a ser realizado será sempre o do local menos contaminado. b) O curativo com drenos deve ser mantido limpo e seco. Isto significa que o número de trocas está diretamente relacionado com a quantidade de drenagem.
Apesar de ser algo natural, relacionado à reação de "defesa" do corpo, o seroma, ou acúmulo de líquido debaixo da pele, é uma condição que pode aparecer depois de qualquer cirurgia, especialmente daquelas em que há manipulação da pele e do tecido adiposo, como ocorre na lipoaspiração, na abdominoplastia e na ...
O Seroma é uma complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.
Durante o processo de cicatrização da ferida operatória da cesárea pode sair uma secreção chamada seroma, que faz parte do processo de cicatrização. ou pode ser uma secreção secundária à uma infeccao local.
Primeiros sintomas Segundo Dr. Molina, os primeiros sinais de um seroma podem ser o inchaço ou abaulamento da região que pode evoluir para extravasamento de um líquido transparente ou mais claro pela cicatriz.
Nos casos em que o seroma infecciona, o tratamento geralmente é feito com antibióticos prescritos pelo médico. Já no caso de seroma encapsulado, o médico poderá recomendar a cirurgia para remoção do líquido e para deixar a cicatriz mais bonita.
A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha para a retirada de todo o líquido. Se a área puncionada está temporariamente anestesiada (nos casos de lipo e abdominoplastia), o procedimento tende a ser indolor. Caso contrário, o médico aplicará a anestesia local antes de fazer a punção.
O seroma é definido pelo acúmulo de líquido no subcutâneo e está presente nos mais diversos procedimentos cirúrgicos. Embora seja considerado uma complicação do processo cirúrgico, não se trata de um erro.
O Soroma, que é um termo para o popular “Infiltração e Extravasamento” dos cateteres venosos periféricos, são complicações e também são consideradas como Eventos Adversos (EA), relacionados à administração indesejada ou inadvertida do medicamento no tecido ao redor da área puncionada.
Seroma é uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia, e é caracterizado pelo excesso de líquido que fica retido próximo a cicatriz cirúrgica causando inflamação. Fibrose é o desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso, que prendem a pele ao músculo, deixando-a com uma aparência irregular.
Cuide do corte Alguns médicos indicam a utilização de tiras de micropore ou de silicone e ainda cintas de pós-parto para isso. De qualquer forma, antes de utilizar qualquer produto, especialmente cosméticos, converse com o seu médico.
De acordo com Alexandre Pupo, para prevenir queloides, os cirurgiões podem usar fio cirúrgico de baixa reação inflamatória, mais modernos, e evitar fazer um tipo de ponto chamado de sutura transfixante. Além disso, também podem receitar cremes, géis e fita de silicone, com o intuito de diminuir a reação inflamatória.
Caso tenha sido utilizado pontos inabsorvíveis e alguns pontos não forem retirados, fique tranquila. A presença deles não provocará nenhuma infecção. Eventualmente o seu organismo poderá expulsar esses pontos e periodicamente você terá que ir ao médico retirar esses pontos que apontarem.