Além do acompanhamento de fraturas e de pacientes com prótese no quadril, o exame de Raio-X de articulação coxofemoral (quadril) permite avaliar também casos de displasia, quando há um deslocamento de quadril, de artrose e de processos de inflamação na articulação.
Incidências no RX da bacia A incidência AP (antero – posterior) é a mais realizada e que permite observar a bacia “de frente”. Existem outras incidências como a de Ferguson, na qual há uma angulação cefálica do feixe de raio-X permitindo uma melhor visualização das articulações sacro-ilíacas.
Além de fraturas, trauma e deslocamentos na tíbia e fíbula, por meio do Raio-X de Perna também é possível diagnosticar tumores e tendinites que podem afetar as pernas. O exame de Raio-X de Perna pode ser realizado em ambas as pernas ou apenas na perna conforme a queixa.
O quadril, ou articulação coxo-femoral é formado pelos ossos da bacia (pelve) e pelo fêmur, o osso mais longo do corpo humano. Seu formato assemelha-se a uma esfera dentro de uma taça invertida. ... Logo abaixo da cápsula articular localiza-se a sinóvia ou membrana sinovial, responsável pela lubrificação articular.
A articulação do quadril (anca) é uma grande articulação sinovial em bola e soquete (esferoide) entre a cabeça do fêmur e o acetábulo da pelve.
Articulação do Quadril ou Coxofemural É a articulação existente entre a cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo. Ela é classificada como sinovial esferóide e permite movimentos amplos em todos os eixos como rotação, adução, abdução, flexão, extensão e circundução.
É uma articulação do tipo esférica formada pela cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo. Os ligamentos que formam essa articulação são: Cápsula Articular – A cápsula articular é forte e espessa e envolve toda a articulação coxo-femoral.
Os ligamentos da cápsula da articulação do quadril são chamados ilio-femoral, isquio-femoral e pubo-femoral.
O quadril realiza os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e externa, além do movimento de circundação. Articulação sinovial esferoidea com 3 graus de liberdade.
Flexão de quadril O Iliopsoas é um músculo biarticular que atua tanto no tronco como na coxa. Psoas também atua sinergicamente com os músculos paravertebrais e cria uma força de cisalhamento anterior na região lombar, principalmente em L4 e L5.
A flexão do quadril é o movimento que leva a face anterior da coxa ao encontro do tronco, de modo que a coxa e o conjunto do membro inferior são levados para diante do plano frontal que passa pela articulação.