À medida que o fluido aumenta na cavidade, os blastômeros são separados em duas partes: - Trofoblasto: Camada celular externa que formará a parte embrionária da placenta. - Embrioblasto: Grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião. Durante esse estágio o concepto é chamado de blastocisto.
Etapa do desenvolvimento embrionário que ocorre logo após a fecundação. O zigoto sofre sucessivas divisões mitóticas formando um aglomerado de células, dita mórula. Esta, sofre uma invaginação formando a estrutura blastocisto, que se caracteriza pela formação de uma cavidade líquida (blastocélio) entre os blastómeros.
A chance da mulher ter uma gravidez natural após os 40 anos é em média de apenas 5% por ciclo, considerando mulheres sem causa de infertilidade. Entretanto, com os tratamentos de reprodução humana assistida, essa taxa aumenta para 17% a 30% por ciclo para tratamentos de IIU e FIV.
A porcentagem de sucesso da fertilização in vitro varia entre 45% e 60%, sendo que esta taxa depende basicamente de 3 fatores: idade da mulher que será submetida ao procedimento, qualidade do embrião produzido (que, por sua vez, depende da qualidade do óvulo e do espermatozoide) e a receptividade do endométrio da ...