A origem do nome Timeu é Grego. Honrado.
Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.
A vida do cego de Jericó E era assim que o cego de Jericó era visto, como um impuro, pecador, que era castigado pelos pecados de seus pais e dele mesmo. Era desprezado, estava abandonado à própria sorte. A cegueira de Bartimeu era a figuração da cegueira espiritual dos próprios Israelitas que pensavam daquela forma.
Jesus curando o cego perto Jericó é um dos milagres de Jesus narrado nos três evangelhos sinóticos (Marcos Mateus e Lucas e que ocorreu quando Jesus passava perto de Jericó, antes da paixão.
A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.
Mas o que significa “lançando de si a sua capa”? A capa servia para Bartimeu como cobertor, como abrigo, e talvez fosse o objeto mais importante para ele nas situações do dia a dia, porém era capa e como tal revelava sua dependencia a essa.
Lançando vem do verbo lançar. O mesmo que: propelindo, impelindo, arremessando, arrojando, atirando, disparando, impulsionando.
É a palavra usada, no grego koiné (grego popular da época de Jesus) para expressar um entendimento profundo e completo sobre algo, nesse caso, as verdades do Reino de Deus.
Porque o cego Bartimeu chamou Jesus de Filho de Davi? ... Jesus era o Messias prometido e esperado desde o Antigo Testamento, o que significa que Ele era da descendência de Davi. O povo Judeu acreditava que o Messias teria a descendência de Davi.
Dessa ligação nasceu Salomão, que sucedeu Davi e reinou de 970 a 930 a. C. Davi foi um homem de muitas mulheres e gerou um grande número de filhos. Além de Salomão, teve Amnom, Daniel, Absalão, Adonias, Sefatias, Itreão, Simeia, Sababe, Natã, Ibar, Elisama, Elifelete, Nogá, Nefregue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete.
Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'
Couldn't find anything. Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim, por favor! Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim, meu Senhor!
- Mc 10, 46-52.
47) Ele se pôs a gritar para chamar atenção de Jesus e conseguiu: Jesus, que estava saindo da cidade, parou e pediu a seus discípulos para chamá-lo. Os discípulos disseram ao cego: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama! ... O termo “chamar” tem um significado muito concreto nos evangelhos: Jesus chama seus discípulos.
Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?'
Bartimeu, o cego de Jericó! ... Bartimeu teve momentos difíceis em suas vidas, mesmo assim, continuou a clamar no momento que ficou sabendo sobre Jesus e só parou com o seu milagre realizado. Podia ter uma multidão na vida desse homem, mas foi vencida por um coração quebrantado e em contrito (Salmos 51.
Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.
Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado. Ao encontrar Jesus, sua vida teria uma nova história.
Bartimeu não era cego de nascença, se observarmos no livro do Evangelista Lucas capítulo 18 no versículo 43 diz “... ... E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.”
O livro de Lucas fala em apenas um cego (Lucas era um médico Grego que andou junto a Paulo) e que Jesus chegava em Jericó. ... E o livro de Marcos da ênfase a apenas a Bartimeu, um dos dois cegos curados, talvez por João Marcos conhecer bem a família do cego (“Bartimeu, filho de Timeu”) descrito em Mc. 10:46.
Aprendemos com o cego Bartimeu que diante daqueles que estão contra nosso clamor de fé, devemos perseverar e clamar cada vez mais. Sempre vai existir pessoas que não compreendem a nossa fé, mas nem por isso devemos nos intimidar diante desses “pedidos para nos calarmos”.
Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante. ...
Foi em Jericó que Jesus venceu o diabo após jejuar por quarenta dias e quarenta noites. Este era o sinal do triunfo do Reino dos Céus sobre o inferno; a vida vencendo a morte; e esta vitória tinha que acontecer justamente em Jericó, cidade símbolo do início de um novo tempo.
O livro de Mateus fala que Jesus curou dois cegos (Mateus andou lado a lado com Jesus) e que Jesus saía de Jericó com os discípulos. O livro de Lucas fala em apenas um cego (Lucas era um médico Grego que andou junto a Paulo) e que Jesus chegava em Jericó.