O candidato deve se lembrar que a Idade Contemporânea é caracterizada pelas ideias do Iluminismo e pelo Capitalismo. ... Além das “Grandes Guerras”, é importante que o candidato estude sobre a “História dos Estados Unidos”, capitalismo, socialismo, totalitarismo e imperialismo.
Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
Assim como a Idade Moderna, simbolicamente, teve início com a conquista de Constantinopla pelos turcos-otomanos em 1453, a Idade Contemporânea teve seu marco inicial simbólico com a irrupção da Revolução Francesa em 1789.
A educação contemporânea propõe que o cotidiano escolar seja vivenciado não apenas por professores e estudantes, mas também pelos familiares. A partir daí, a educação é enxergada como um processo cooperativo e de constante construção.
A educação na idade moderna, era privilegio somente dos nobres dos chigos, como o poder político era passado de pai para filho, essas classes gozavam do direito da educação, assim a maioria da população permanecia na ignorância, sem direito a educação.
A educação moderna é personalizada, na medida em que é baseada em processos que respeitam o ritmo de aprendizagem de cada aluno, colocando-o no centro do universo educacional. Os professores têm mais responsabilidades e os alunos aprendem mais, como também tornam-se mais independentes e felizes.
Portanto a Educação na Idade Moderna tinha como objectivo preparar o homem para a vida. Devendo com isso adquirir certas qualidades como: reconhecimento, a vontade e a piedade. Segundo Comenius “a organização do sistema educacional devia compreender 24 anos, divididos em etapas ou escolas”.
Em meados do Séc. XIX a Educação brasileira sofria com os resquícios do domínio burguês em manter-se detentor do conhecimento enquanto a classe trabalhadora estavam condenados à mão de obra barata.
Portanto, a Didática surge graças ás ações desses dois grandes didatas: Ratke e Comênio. Como fato interessante, ambos didatas são provenientes da Europa Central, Alemanha e República Tcheca, países onde se estava desenvolvendo todo um processo de Reforma Protestante.
Jan Amos Komensky (em português João Amós Comênio) entrou para a história tendo revolucionado a pedagogia, especialmente no âmbito do ensino da linguagem. O pensador chegou a ser conhecido como o pai da educação moderna. O intelectual nasceu no dia 28 de março de 1592 em Nivnice, Morávia (atual República Tcheca).