Rocha fresca ou sã que dá origem aos solos locais e que ocorre exposta em afloramentos ou subjacente ao capeamento do solo (regolito), de capas lateríticas e de outras coberturas residuais ou de pequeno transporte.
- Rocha alterada: lembra a rocha madre no aspecto. É o horizonte em que a alteração progrediu, preservando parte da estrutura e dos seus minerais. Sua dureza ou resistência é inferior à da rocha madre. - Rocha sã: é a rocha inalterada.
O solo húmico é o solo típico de florestas. Possui grande quantidade de matéria orgânica resultante da morte de animais e plantas.
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo. A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.
O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas.
Os solos são corpos naturais formados pela desagregação das rochas, eles são variados e formados pela desintegração das partículas que compõem a rocha, o nome desse processo é intemperismo.
Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. ... O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese.
Há cerca de 3,8 bilhões de anos, as condições na Terra começaram a se estabilizar. O constante bombardeamento por meteoros que até então atormentava o planeta começou a se acalmar, e a água líquida pôde condensar, formando lagos e oceanos. Isso marcou um ponto importante na história do solo.
Explicação : Ha milhões de anos, não havia solo , mas sim enormes rochas dos mais variados tamanhos - conhecidas como "rocha-mãe".
O solo argiloso, chamado de “solo pesado”, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.
Resposta. Solos arenosos são aqueles que apresentam partículas maiores e textura leve, as chamadas areias. São solos que apresentam ao menos 70% de areia. ... R: Os solos humosos são aqueles que apresentam grande quantidade de húmus em sua composição, ou seja, de matéria orgânica.
A interação lavoura-pecuária, o uso do sistema de plantio direto e a adubação verde são práticas que, se bem conduzidas, podem trazer maior qualidade ao solo arenoso, tornando-o produtivo para a cultura desejada.