Anáfora e catáfora: o que são e para que servem? A anáfora e catáfora são mecanismos linguísticos que servem para antecipar um termo que será citado ou referenciar uma palavra que já foi anteriormente colocada no texto. Os termos anafóricos e catafóricos são fundamentais para garantir a coesão do texto.
Conclusão: referência catafórica pode ser uma referência em que haja uma catáfora. Ou uma referência semelhante a uma catáfora. b) Anáfora – consiste na repetição de uma ou mais palavras no princípio de enunciados sucessivos, em que sobressai com ênfase o elemento repetido.
A catáfora, diferente da anáfora, antecipa o referente, ou seja, o referente textual surge após o elemento coesivo. Geralmente, ela é empregada por meio de pronomes demonstrativos e indefinidos. No exemplo acima, o correferente antecede o referente por meio da expressão "três coisas".
1. Pronomes anafóricos: São chamados pronomes anafóricos os termos ou expressões que, em um texto, fazem referência direta ou indireta a um termo anterior.
Por sua vez, os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. ... Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior. Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.
Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. ... O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.
77-78) que define cadeia coesiva como sendo um encadeamento de nexos semanticamente semelhantes que se distribuem pela superfície do texto, como se este se constituísse em um 'terreno pontilhado por diferentes tipos de nós.
Enquanto figura de linguagem, a anáfora é caracterizada pela repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos. ... Anáfora tem sua origem na palavra grega anaphorá, que indica o ato de trazer ou manter uma repetição. Exemplos de anáforas: Eu quero amor!
Dêixis anafórica – O dêitico representa algo previamente mencionado no discurso. Anáfora é o termo usado para relembrar ou retomar algo que já foi dito; Dêixis catafórica – Neste caso, o dêitico representa um elemento que não foi anteriormente mencionado no discurso.
Exemplos de expressões dêiticas são verbos como trazer, levar, ir, vir, advérbios como hoje, ontem, amanhã, aqui, aí, lá, pronomes pessoais, como eu e você, nós e vocês, e pronomes demonstrativos, como este, esse, aquele. ´Dêixis´ é uma palavra que vem do grego e significa “a ação de mostrar”.
Dêixis em linguística refere-se a palavras e frases, como "eu" ou "aqui", que não podem ser totalmente compreendidas sem informações contextuais - nesse caso, a identidade do falante ("eu") e a localização do mesmo ("aqui"). ... Deixis está intimamente relacionado a anáfora e à indexicalidade.
Pronome relativo é aquele que tem relação com o que foi expresso anteriormente, quando retoma termo(s) já expressado(s), ou seja, o(s) antecedente(s), como substantivos, pronomes. Observe: ... O pronome “que”, na frase acima, relaciona-se com o seu antecedente: o substantivo “nuvens” e o substitui na oração seguinte.
Logo, “imposto” é o termo retomado pelo pronome relativo.
Quando usar Esse e Este?
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce. ... a) Conjunção coordenativa explicativa: liga duas orações coordenadas, e a segunda oração é uma explicativa.
Se analisarmos as relações entre os termos na oração, perceberemos que eles exercem as seguintes funções sintáticas:
O pronome relativo assume a mesma função sintática do termo retomado por ele. ... Toda oração introduzida por pronome relativo é classificada como subordinada adjetiva.
B)Qual é a função sintática exercida pelo termo "por mosquitos"? ... mostra que apenas mosquitos transmitem a doença.
Resposta. Resposta: A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos.
Só é possível dizer qual a função sintática quando temos uma oração. Com palavras soltas , podemos fazer análise morfológica e joaninha, morfologicamente é substantivo.
D) Que função sintática momentâneo e uma exercem na frase? Comparação verbal.
Processo de identificação de cada elemento de uma frase verbal. A análise sintática é a parte da gramática que estuda e classifica cada um dos elementos que integram o período de uma frase. ... Uma frase verbal, por sua vez, como o nome indica, é aquela que apresenta verbo. Ex: Saí de casa (sair = verbo).
Os pronomes lhe, lhes são sempre objeto indireto. ... Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto.
Resposta. Resposta: A função sintática é analisar a frase de uma forma que, não fique igual a classe gramatical. ... Na função sintática é ADJUNTO ADNOMINAL.
Resposta. Explicação: Análise sintática: «Eu» – sujeito simples; «não o tenho visto ultimamente» - predicado; «o» – complemento direto; «ultimamente» – modificador do grupo verbal (O advérbio não não desempenha nenhuma função sintática.)
Função sintática dos pronomes relativos. ... A partir dessa relação é possível reconhecermos a função desse pronome dentro do período, que pode ser de Sujeito, Objeto Direto, Objeto Indireto, Complemento Nominal, Predicativo do Sujeito, Agente da Passiva e Adjunto Adverbial.
Al Qual a função sintática da expressão da informação e comunicação? A frase é: As tecnologias da informação e [da] comunicação "ESTÃO TRANSFORMANDO " o mundo à nossa volta e os comportamentos e relacionamentos de todas as pessoas