Ele explica que o melhor tempo de “ferrar” o gado é no verão, “na ausência da chuva, de moscas e de outros insetos, para evitar doenças e infecção na pele”. Geralmente, a ferra (marcação) é feita na perna, abaixo do ventre, ou na face, para não danificar a pele.
Esse registro municipal normalmente é feito na prefeitura, na secretaria da fazenda (ou repartição de natureza fiscal tributária) ou na secretaria de agricultura. Alguns estados exigem que as marcas também sejam registradas nas repartições estaduais ligadas à agropecuária.
Cada fazenda possui uma sigla de 2 dígitos, como, por exemplo, SF para Fazenda São Francisco, e esta sigla é o início do código do animal. Em seguida, o animal recebe um número seqüencial de 4 dígitos, que identifica a ordem de seu nascimento. E, finalizando, os 2 dígitos do ano de nascimento (safra) do animal.
Aplicação correta- O brinco deve ser posicionado na parte central da orelha e entre as duas nervuras principais. Não aplique nas pontas, nas partes de baixo ou de cima, e nem sobre as nervuras.
O picote na parte superior da orelha “valem” 5 e os na parte inferior “valem” 1. Os bezerros nascidos em Outubro receberão dois picotes na parte superior. Os nascidos em Novembro dois picotes em cima e um embaixo e assim por diante.
Um vaca, marcada pelas memórias de seus filhotes anteriores sendo roubados, escondeu seu bezerro recém-nascido para impedir que este fosse levado também.